Expectativa é de que estudo em parceria com a Unicamp seja concluído em 15 meses
A Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou, na manhã desta terça-feira (30 de abril), o planejamento de trabalho para execução do Plano Municipal de Redução de Riscos no Município, ação desenvolvida em parceria com a Unicamp. No país, 20 municípios foram selecionados para o projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), através do Ministério das Cidades, do Governo Federal. De todo o Estado, somente Itaquaquecetuba e Mauá participarão do projeto.
O encontro contou com a presença do Coordenador Geral de Planos de Prevenção e Mitigação de Risco da SNP, Leonardo Varallo, que representou o Governo Federal, além de técnicos da Unicamp, sob coordenação do professor Jefferson Picanço, e membros da Comissão de Enfrentamento às Áreas de Riscos de Itaquá.
Na prática, em cooperação com a Fundação Osvaldo Cruz, a SNP financiará a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da cidade, que é um documento técnico de extrema importância para o direcionamento de políticas públicas de prevenção e ação a situações de risco e desastres.
“Itaquá está recebendo esse projeto em um momento oportuno. É fundamental ter esse reforço da ciência acadêmica para o aprofundamento dos estudos das áreas de risco que já são realizados”, disse Renan Pereira, membro da Comissão de Enfrentamento às Áreas de Riscos de Itaquá e do Comitê Gestor Municipal do PMRR.
“Historicamente nossa cidade é prejudicada por um trabalho que nunca foi feito antes como deveria, como é o caso do PMRR. Hoje temos uma equipe técnica e séria à frente disso e tenho certeza que a maior beneficiária será a população”, completou o prefeito Eduardo Boigues.