Alto Tietê chegou ao saldo positivo de 5,8 mil novos postos de trabalho entre janeiro e março deste ano
As dez cidades do Alto Tietê tiveram a abertura de 5,8 mil novos postos de trabalho entre janeiro e março deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em levantamento feito pelo Diário Itaquá. Destes, 83% das novas vagas foram abertas na Indústria e no Terceiro Setor, de prestação de serviços.
Os números abrangem o total de admissões e desligamentos no período, bem como o saldo das contratações nos cinco setores da atividade econômica do país: agricultura, comércio, construção civil, prestação de serviços e indústria. Os números, de todos os municípios do País, estão disponíveis na Internet no portal do governo federal.
Somando as contratações das cidades de Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, foram 50.094 assinaturas de carteira de trabalho, contra 44.234 baixas – um saldo de 5.860 postos. A variação, em relação ao mesmo período no ano passado, é de 1,59% em média.
O setor que mais contratou foi o de Prestação de Serviços, com 3.325 postos, seguido da Indústria, com 1.543 – totalizando 4.868 postos, o que corresponde a 83% de todo o saldo na região em 2024. Na Construção Civil, foram 914 atletas e 81 vagas no Comércio; apenas o setor de Agricultura teve saldo negativo, com o fechamento de três postos de trabalho no Alto Tietê.
A cidade que teve em números absolutos o maior número de contratações em 2024 foi Mogi das Cruzes, com a abertura de 2.760 novos postos de trabalho (aumento de 2,39%). A cidade que teve proporcionalmente o maior avanço foi Ferraz de Vasconcelos, que teve crescimento de 3,33% na comparação com 2023 (saldo de 677 novas vagas). Biritiba-Mirim foi a única cidade que está em retração na atividade econômica: 497 admissões e 530 demissões, uma queda de 0,95%.
EM ITAQUÁ
A cidade de Itaquaquecetuba teve, entre janeiro e março deste ano, 8.761 admissões e 7.972 demissões, contabilizando uma abertura de 789 novos postos de emprego – uma variação positiva de 1,55% – o segundo melhor desempenho da região, atrás de Mogi das Cruzes apenas.
O setor que mais contratou na cidade foi o das indústrias, com 573 postos – o melhor desempenho no segmento em todo o Alto Tietê – seguido dos Serviços com 98.