Projeto “Futebol de Rua” promove prática esportiva e discute desenvolvimento sustentável de comunidades
Uma parceria entre a distribuidora de energia elétrica EDP, que atua no Alto Tietê, e o instituto Futebol de Rua, começou neste mês o projeto social “Futebol de Rua pela Educação” na região. A ação é voltada para alunos de sete a 14 anos de idade em Itaquaquecetuba e Guararema.
Segundo os organizadores, o projeto busca a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando melhores condições de aprendizado, cidadania e formação de valores. As crianças e jovens participam de atividades esportivas, pedagógicas, lúdicas e culturais, baseadas no conceito da educação pelo esporte – as aulas são ministradas por professores de Educação Física e pedagogos.
Em Itaquaquecetuba, as atividades ocorrem com alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) “Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva”. Em Guararema, são os alunos da Escola Municipal “Dom Alberto Johnnes Steeger”.
Todas as oficinas são adaptadas às dinâmicas da escola e possuem como princípios éticos o “fair-play” (jogo limpo) e o futebol-arte, buscando estimular a solidariedade e companheirismo entre os alunos. Com práticas para promover o desenvolvimento de habilidades motoras, o trabalho e equipe e mediação de conflitos, o projeto tem oficinas para estabelecer um ambiente de diálogo, interação e resolução de diferenças com a participação ativa dos alunos.
“Cidadania e acesso a uma maior qualidade de vida e bem-estar para as comunidades onde a EDP atua é um dos nossos compromissos de negócio primordiais. Nesse contexto, o projeto Futebol de Rua pela Educação contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de crianças e jovens com maior consciência do coletivo e de pertencimento, ingredientes chave para alcançarmos uma sociedade mais sustentável no futuro”, destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.