Espaço exclusivo de acolhimento e calma oferece suporte necessário em momentos de crise
Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) “Vereador João Marques”, localizada no bairro Altos de Itaquá em Itaquaquecetuba, ganharam nesta semana uma nova sala para o atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) para ajudar no seu processo de aprendizado, além de funcionar como espaço de acolhimento e calma.
A instalação foi uma iniciativa de Secretaria de Educação do município, por meio do Departamento de Educação Especial (DEE). A sala é equipada com recursos e materiais interativos, e conta com profissionais para atender às necessidades de cada estudante da rede.
O projeto possui como símbolo “Popozinha”, mascote inspirada em uma estudante cadeirante e TEA, que se tornou a inspiração da criação da sala, juntamente com outros estudantes da unidade escolar.
O ato de entrega da Sala de Acolhimento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mila Prates Queiroz, membros do secretariado municipal, professores, pais e alunos – partes que contribuíram na criação e desenvolvimento do espaço.
Segundo a primeira-dama de Itaquaquecetuba, a iniciativa chegou no momento certo, com uma equipe preparada para acolher a todos. “Nossa Educação é um orgulho para nós e está nos permitindo construir uma cidade muito mais bonita e inclusiva”, afirmou.
O secretário José Rosa (Educação) reforçou que o Município entende a complexidade de atender todos os estudantes da Educação Especial, com suas necessidades personalizadas. “É de grande valia a contribuição de todos para um acolhimento de qualidade”, explicou.
“A Educação de Itaquá avança cada dia mais quando o assunto é inclusão. É necessário dar condições às nossas crianças atípicas e fazer com que se sintam acolhidas em qualquer lugar que estiverem”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.