Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Condemat reivindica fiscalização para várzea do Tietê durante encontro em Itaquá 

Pedido foi apresentado durante reunião com representantes do governo do Estado 

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniu nesta semana em Itaquaquecetuba com representantes do governo do Estado para pleitear a preservação da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Tietê (APAVRT) e a criação do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) para o território. 

A medida foi apresentada durante a reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento de Enchentes, com o intuito de abranger principalmente os municípios de Biritiba-Mirim, guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. O pedido foi feito ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). 

Na reunião, os municípios apresentaram as ações executadas para fiscalizar o território da APAVRT presente nos municípios. Prefeitos da região, como Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba) reforçaram que as fortes chuvas que atingiram a cidade no começo do ano foram um sinal da importância da fiscalização, com o intuito de evitar tragédias como as de Ubatuba e do Rio Grande do Sul. 

A manutenção da área de preservação é de responsabilidade do Estado, que repassou à Fundação para a Conservação e Produção Florestal (Fundação Florestal). Segundo os prefeitos, a criação do GFI tem inspiração no grupo em operação na área de mananciais, e permitirá o reforço na fiscalização e evitando ocupações irregulares na várzea, que impactam na impermeabilização do solo e promovendo enchentes em outros pontos. 

Mara Ramos, superintendente do Daee, destacou a importância do trabalho conjunto do Condemat e sua referência para outros consórcios intermunicipais em São Paulo, e pediu o apoio da população para a construção de cidades mais resilientes. “Vamos conviver bastante com eventos externos e já estamos preocupados com o próximo período de chuvas – o Daee atua com celeridade para que possamos minimizar os efeitos, principalmente para as populações mais vulneráveis”. 

DESASSOREAMENTO 

O encontro de trabalho também apresentou a parcial das ações de desassoreamento do Rio Tietê na região, com a retirada de 62,8 mil metros cúbicos de dejetos no trecho. As intervenções foram iniciadas entre o fim do ano passado e o início deste ano.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.