Edição 72

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

SAÚDE: Itaquaquecetuba abre unidade temporária para casos de dengue e gripe

Inauguração da “Upinha” na Vila Virgínia contou com a presença de autoridades locais e federais 

A população de Itaquaquecetuba passou a contar, a partir desta quinta-feira (16 de maio), com um novo equipamento médico para tratar sintomas de suspeita de dengue e de síndrome gripal, em caráter temporário, na Vila Figueira. A “Upinha”, hospital de campanha inaugurado pela Prefeitura, deverá atender mais de mil pessoas por dias pelos próximos três meses. 

A unidade médica vem para suprir a demanda da cidade após o surto nacional de casos de dengue desde o início do ano. Segundo a Secretaria de Saúde, a demanda dobrou de 600 para 1,2 mil atendimentos por dia nos postos de saúde. 

A nova unidade de campanha foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Juliana Cardoso, no valor de R$4 milhões. A “Upinha” opera em caráter emergencial 24 horas por dia, para homens e mulheres a partir de 14 anos, sendo as crianças encaminhadas para o Centro de Saúde Infantil no centro da cidade .

Todo o espaço é climatizado e conta com sala de espera, banheiros adaptados, setor de triagem e área de medicação com 15 poltronas e dois consultórios, além de um espaço para observação com dois leitos e farmácia com estoque interno. A equipe é composta por dois médicos por plantão, cinco enfermeiros durante o dia e quatro à noite. 

O local receberá pacientes com sintomas como febre, coriza, diarreia, vômito, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça, além dos sintomas associados à dengue, como febre, dores no corpo, dores atrás dos olhos, vermelhidão na pele e mal-estar.

A secretária Kelly Gasparini (Saúde), que assumiu no início do mês, reforçou a importância do trabalho conjunto em prol do bem-estar da comunidade, principalmente no enfrentamento ao surto de dengue, e reforçou que a criação do novo espaço faz parte de uma estratégia mais ampla.

“Estamos investindo para melhorar e equipar a Saúde – com a proximidade do inverno e o número de infectados por síndrome gripal em viés de alta, precisamos ter um equipamento para dar mais suporte para a população, e estamos nos preparando para este aumento na demanda”, explicou a secretária. 

“Itaquá tem agora um espaço de Saúde dedicado. Preparamos a melhor estrutura – uma iniciativa que busca dar agilidade ao atendimento”, explicou o prefeito Eduardo Boigues. 

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.