Ação promovida pela Secretaria de Saúde aconteceu na praça Fernando Lopes
Durante o sábado (18 de maio) aconteceu em Santa Isabel o plantão de vacinação na Praça Fernando Lopes. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
Desde as 9 horas da manhã, profissionais de Saúde estiveram na Praça Fernando Lopes vacinando as pessoas. Foram aplicadas 374 doses de vacina contra Influenza e 4 doses contra febre amarela.
De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, a adesão à vacina da Influenza é maior, pois a aplicação deve ser feita anualmente, já no caso da febre amarela, uma dose é suficiente por toda vida:
“O plantão de vacinação foi um sucesso e já esperávamos que a procura pela vacina da gripe fosse maior. No caso da febre amarela, a menos que você tenha tomado uma dose fracionada, uma vez feita a imunização, não é necessária uma segunda dose”.
Durante todo o dia houve movimento na tenda da Saúde. Quem parou para se vacinar, aprovou o atendimento e a ação. Foi o caso do pequeno Rodrigo Yago Gilmar da Silva, de sete anos, que não reclamou da picadinha e ainda sorriu para foto:
“Não doeu, foi bem de boa. Eu sei que a vacina é importante para proteger a gente das doenças, por isso vim tomar”.
José Aparecido Nogueira também recebeu a dose contra Influenza e disse que só teria tempo de ir à unidade de saúde na semana que vem:
“Minha unidade de saúde é lá no Vila Nova e eu ia tomar a vacina na terça-feira, mas hoje estava andando aqui no Centro, vi a tenda e aproveitei. A iniciativa facilita muito para quem não tem tempo para ir ao postinho. Foi ótimo!”
Maria Clara de Oliveira Martins estava aproveitando o final de semana com sua mãe, quando aproveitou a oportunidade para se vacinar. Ela afirmou que a iniciativa foi positiva por trazer mais facilidade para as pessoas se vacinarem:
“Eu soube pelas redes sociais que teria essa campanha. Aproveitei que estava aqui no Centro e tomei a vacina da gripe. Eu acho que até conscientiza àquelas pessoas que não entendem a necessidade de tomar a vacina. Esse é mais um aviso para a importância da vacinação”.