Ação beneficiará mais de mil estudantes, segundo Secretaria de Educação
Nesta quarta-feira (22 de maio), os professores do Programa de Educação Integral (Proeduc) da Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba, gestores de escolas integrais e profissionais da Casa de Projetos Educacionais “Paulo Freire” participaram de uma formação do projeto “De Pequeno Que Se Aprende a Conciliar: Conceitos e técnicas de conciliação para uso no ambiente escolar”, em uma parceria com a Central de Conciliação de São Paulo, vinculada ao Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF-SP).
A cidade de Itaquaquecetuba se tornou nesta semana a primeira do país a receber o projeto, resultado de uma parceria entre os entes que pretende reduzir conflitos entre os estudantes com técnicas de conciliação e mediação, em prol de um ambiente mais harmonioso e colaborativo.
A iniciativa vai alcançar mais de mil estudantes de quatro escolas municipais em tempo integral, e será coordenada por Rosane Sanches Antunes, idealizadora do projeto e conciliadora do Juizado Federal de São Paulo. A capacitação foi ministrada pelo juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, que mais tarde visitou as escolas que participarão do projeto.
Ava é autora de um livro infantil destinado a estudantes do ensino fundamental com uma abordagem global das ferramentas de conciliação. “Se as crianças virem os benefícios de conciliar e mediar os conflitos desde pequenas, vão construir relacionamentos duradouros e positivos, aprender o que é empatia e respeitar o espaço do outro”, destacou Rosane.
O prefeito Eduardo Boigues ressaltou a importância da iniciativa para a educação de Itaquá. “Nosso objetivo é que as crianças tenham acesso aos benefícios da boa convivência. É desde pequeno que se aprende a construir relacionamentos. Essa é uma grande oportunidade que estamos aplicando no dia a dia dos nossos estudantes”, finalizou Boigues.