Secretaria de Cultura promove concurso de tapetes de Corpus Christi na região central
A Prefeitura de Itaquaquecetuba não terá expediente administrativo nesta quinta-feira de Corpus Christi (30), feriado municipal, e sexta-feira (31), ponto facultativo. O atendimento dos serviços essenciais em unidades de urgência e emergência (Upinha, CS 24h, CSI e UPA), SAMU, ambulâncias, coleta de lixo, Defesa Civil, GCM e cemitérios serão mantidos. O expediente nas repartições públicas municipais volta na segunda (3).
As feiras livres vão funcionar normalmente e o Parque Ecológico Mario do Canto vai abrir todos os dias, das 5h às 19h, como de costume. Já os 19 ecopontos não vão funcionar nesta quinta (30), mas retornam normalmente na sexta (31), das 8h às 17h. O restaurante Bom Prato não abre durante todo o feriado.
O tradicional Encontro de Tapetes de Corpus Christi será realizado na quinta nas imediações da praça Padre João Álvares, no Centro. A Secretaria de Mobilidade Urbana pede aos motoristas que redobrem a atenção pois haverá alteração no trânsito por conta da confecção dos tapetes e procissão, que acontecerá entre 7h e 18h na região central. Agentes do Departamento de Trânsito farão as devidas sinalizações.
A área central será interditada das 5h às 19h na quinta. As vias afetadas serão a avenida Emancipação (sentido Centro), além das ruas Sebastião Ferreira dos Santos e Capitão José Leite. Os veículos terão o trajeto desviado para a rodovia Alberto Hinoto (sentido bairro) e para a rua João Vagnotti (sentido prefeitura). Além disso, a praça dos Expedicionários será parcialmente interditada.
A Guarda Civil Municipal (GCM) realizará a Operação Calmaria para inibir a perturbação do sossego público durante todo o feriado, em atendimento às reclamações de moradores que se sentirem incomodados com pancadões, alta concentração de pessoas, bloqueio de vias públicas e barulho excessivo.
A GCM também seguirá com reforço no policiamento preventivo nas principais vias de acesso da cidade, atendendo pelos telefones 153 e (11) 4753-1108. Já a Defesa Civil deve ser acionada para emergências pelo 199 e para dúvidas pelo (11) 4642-4499.