Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

MEIO AMBIENTE: Parque Ecológico ganha Meliponário Educativo

Espaço pretende apresentar espécies de abelhas nativas que não possuem ferrão e não oferecem risco

A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba inaugurou na terça-feira (4 de junho) o primeiro meliponário na cidade, localizado no Parque Ecológico “Mario do Canto”, no centro da cidade. O local pretende promover a sensibilização da população sobre a importância das abelhas na conservação do meio ambiente e a sustentabilidade. 

O local conta com dez espécies nativas da mata brasileira, que não possuem ferrão, e teve sua estrutura planejada para proporcionar um ambiente seguro e ideal às abelhas, com dez colmeias que possuem entre mil e dez mil abelhas cada nas espécies jataí, mandaçaia, mandaguari preta, mandaguari amarela, lambe-olhos, manduri, iraí, mirim-droriana, benjoi e tubiba.

O ato de inauguração contou com a participação dos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Ver. Augusto dos Santos”, membros do secretariado municipal, da Câmara de Vereadores e representantes da meliponicultura local.

A secretária Yasmin Zampieri (Meio Ambiente e Saneamento) reforçou que, diante das ações do ser humano contra o equilíbrio ecológico e a redução da biodiversidade, a criação e manutenção do meliponário dentro do parque ecológico é um movimento necessário para a cidade. “As abelhas contribuem para a produção agrícola, alimentação humana e na realização plena dos serviços do ecossistema. O processo de polinização permite a sobrevivência de fauna e flora, influenciando as interações entre espécies, recursos e condições do ambiente”, explicou. 

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, Mila Prates Boigues, reforçou que a Administração Municipal atuou de forma assertiva na criação do espaço. “Ter um meliponário faz a diferença para o meio ambiente e para as nossas crianças”, reforçou. 

“Quero parabenizar toda a equipe do Meio Ambiente por criar iniciativas relevantes para a cidade. A preservação das abelhas se torna uma ação cada vez mais urgente, principalmente quando se trata de espécies nativas, que estão alinhadas às condições ambientais e à biodiversidade. É fundamental essa atenção e cuidado com a natureza”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 

Além do lançamento do meliponário, a Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu outras ações em celebração à Semana do Meio Ambiente, como o plantio de 300 mudas de árvores nativas, uma caminhada entre a praça Padre João Álvares e o Parque Ecológico e o lançamento do projeto “Sementes do Futuro”.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.