Espaço deverá ser entregue ainda em junho com aumento da oferta de cursos livres, oficinas e palestras
A Prefeitura de Itaquaquecetuba confirmou nesta semana que está mantido para o dia 21 junho o dia da entrega do novo PróJovem, equipamento público voltado para a qualificação e capacitação de jovens da cidade. Segundo a Secretaria de Obras, a construção chegou a 90% do cronograma, restando apenas detalhes para a entrega.
O novo local, localizado na avenida Emancipação, no centro da cidade, deverá atender cerca de 300 jovens por mês, com o intuito de elevar o conhecimento, fomentar projeções de futuro e elevar a autoestima e a independência financeira. A estrutura deverá promover cursos, palestras e aulas para possibilitar o ingresso na universidade, além de inserção no mercado de trabalho.
A obra recebeu um investimento de R$974,1 mil e conta com seis salas de aula, auditório, salas de informática e de coordenação, sala para os professores, espaço para aulas de discotecagem, espaços de convivência, além de copa e banheiros.
Segundo a Prefeitura, o local já recebe em caráter provisório o curso preparatório “Aprova Itaquá”, que ajuda os jovens que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 200 estudantes no auditório que já foi finalizado, em aulas de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e tarde, e em período integral aos sábados.
A casa passará a oferecer, após sua inauguração, cursos livres, oficinas e palestras de orientação vocacional, aulas de marketing pessoal, empreendedorismo em mídias sociais, criação de podcasts e personal stylist, entre outras possibilidades. Segundo a Prefeitura, procurada pela reportagem, todos os cursos serão feitos com recursos da Administração Municipal, cujo serviço está sendo executado por uma entidade que passou pelo processo de chamamento público.
A secretária Hadla Issa (Mulher, Direitos Humanos e Cidadania) reforçou que o principal objetivo da Administração Municipal é oferecer as condições para o melhor desempenho de seus jovens. “O ProJovem foi pensado para minimizar as situações de vulnerabilidade”, apontou.
“Estamos muito felizes com o avanço na preparação do ProJovem. Esse equipamento vai dar mais oportunidades para os jovens. Esperamos que aproveitem ao máximo essa chance. Nosso objetivo é que todos tenham acesso digno aos estudos e ao mercado de trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues.