Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Boigues e André do Prado seguem em articulação para vinda de AME para Itaquaquecetuba

Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde seguem em tratativas para vinda, segundo presidente da Alesp

Lideranças políticas do Alto Tietê expressaram oficialmente o intento de trazer para a cidade de Itaquaquecetuba uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A declaração foi feita no início desta semana, durante a solenidade de entrega da reforma da Estação Engenheiro Manoel Feio, em Itaquaquecetuba. 

O Ambulatório Médico de Especialidades é um equipamento de Saúde Pública da Rede Estadual, com a oferta de consultas com especialistas e exames de média complexidade, contando desde exames de Raios-X a procedimentos mais complexos como a densitometria óssea, usada para detectar fraturas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. 

O AME funciona como um prolongamento da rede de Atenção Básica, que é de responsabilidade dos municípios. Em todo o Estado são 60 unidades, sendo uma em Mogi das Cruzes, sendo a única unidade no Alto Tietê. 

Durante a entrega da Estação Manoel Feio, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, citou uma visita que fizera no início do dia à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tropical, em construção, como um dos fatores para a necessidade de um AME em Itaquaquecetuba. 

“Uma cidade de quase 500 mil habitantes não conta com um ambulatório, enquanto outras cidades de mesmo porte no interior do Estado possuem. Nós vamos lutar por este Ame”, afirmou o deputado. 

Procurado pela reportagem, André confirmou a articulação em conjunto, citando reuniões com a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura para a viabilização do novo hospital-dia, com a previsão de que o projeto seja incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado para o ano que vem.

O prefeito Eduardo Boigues, por sua vez, confirmou a vinda do AME como uma das prioridades da gestão municipal. “Não abrimos mão desta luta, nós vamos buscar o governo do Estado diariamente e cumprir todos os requisitos”, concluiu o prefeito de Itaquaquecetuba durante a inauguração da estação.

Em meados de junho, o prefeito concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário Itaquá, onde reforçou que o possível local para a vinda do AME já foi definido, e que está em negociações com os proprietários do terreno para uma solução. 

VISTORIA

Na manhã desta segunda, também ocorreu uma visita técnica à construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Tropical feita pelo prefeito Eduardo Boigues, o deputado André do Prado, a secretária de Saúde, Kelly Gasparini, o secretário adjunto de Obras, Rodrigo Nascimento, e vereadores. 

A construção atingiu 96% de conclusão e tem investimento de R$1,5 milhão, e atenderá pelo menos sete bairros do entorno.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.