Espaço na Vila São Carlos é uma parceria entre a Prefeitura e Estado para atendimento e empoderamento
Mais de 150 pessoas acompanharam no final da tarde de quinta-feira (4 de julho) a inauguração da Casa da Mulher, localizada na Vila São Carlos, em Itaquaquecetuba. O espaço é destinado ao atendimento e empoderamento, com capacidade de atender até 450 mulheres por mês com cursos, apoio jurídico e políticas públicas de saúde e cidadania.
O equipamento é uma parceria entre a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, e o governo do Estado, e foi concebida como um espaço seguro e acolhedor para as mulheres, com serviços de saúde, apoio jurídico e psicológico, serviço social e cursos profissionalizantes para qualificação e desenvolvimento pessoal.
O espaço poderá atender com espaço de beleza como polo da Casa de Cursos do Fundo Social, sala de atendimento social, atendimento psicossocial, atendimento jurídico (em parceria com a Defensoria Pública do Estado), brinquedoteca, espaço de gastronomia para aulas de culinária, além de uma equipe dedicada com assistentes sociais, psicólogos, professores de Educação Física, Informática e Culinária, bem como advogados.
Durante o ato, o secretário Marcello Barbosa (Governo e Obras) ressaltou a busca de recuperar o tempo perdido de outras administrações em espaços como a Casa da Mulher e a Casa da Juventude, o Projovem, que antes não existiam na cidade. “Percebemos o quanto estávamos atrasados e ainda bem que estamos recuperando este tempo”, celebrou.
A secretária Hadla Issa (Mulher, Direitos Humanos e Cidadania) ressaltou a inspiração do nome da Casa da Mulher em Itaquaquecetuba, chamada “Casa da Mulher Glória Maria”, como um exemplo de superação e empoderamento das mulheres em sua trajetória como jornalista. “Todos os serviços oferecidos aqui vão além, para a construção da cidadania e da autonomia das nossas mulheres. Esta administração está deixando uma marca”, afirmou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade ressaltou a responsabilidade da comunidade em se unir para a preservação do espaço, e relembrou o empenho de todos da Administração Municipal para a entrega de novos equipamentos para a melhoria da qualidade de vida da população. “Está na mão de vocês olhar, cuidar e impedir que alguém chegue com maldade”, pediu.
O prefeito Eduardo Boigues, por sua vez, ressaltou que que todas as ações visam colocar as mulheres como protagonistas de suas vidas. “Não podemos mais aceitar o discurso ‘por trás de um grande homem há uma grande mulher’, ela vai na frente e ela faz a diferença”, concluiu.