Edição 61

Confira a nossa Edição Semanal!

É GRÁTIS! 

ALERTA: Acidentes com pipas afetam mais de 78 mil clientes no Alto do Tietê no 1° semestre, segundo EDP

Riscos de acidentes aumentam durante o período de férias escolares, segundo concessionária de energia elétrica

Durante o período de férias escolares, a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, reforça o alerta para os riscos de acidentes provocados pela prática de empinar pipas próximo das redes elétricas.

Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 78 mil clientes na região, entre residências, comércios, indústrias, hospitais e escolas, sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas enroscadas na fiação. Foram registradas 885 ocorrências durante o período, das quais 241 somente em junho. Na região, o destaque de junho fica para Itaquaquecetuba, com 81 ocorrências.

O total de clientes impactados e ocorrências apresentou aumento em relação ao primeiro semestre de 2023, o que gera preocupação.

“O aumento do número de ocorrências e o crescimento da quantidade de clientes impactados neste primeiro semestre demonstra que precisamos do apoio de todos para levar a conscientização sobre os riscos envolvidos com essa brincadeira realizada em locais impróprios, como espaços próximos à rede elétrica”, destaca o gestor executivo de operação e serviços da EDP, Stevon Schettino.

Tecnologia
Em muitos casos, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência são grandes e também podem causar acidentes com quem está soltando a pipa e a população ao entorno.

“O transtorno provocado por uma pipa que enrosca na fiação é muito grande, podendo deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia. Além disso, temos também o risco de ferimentos graves e até de morte para quem pratica esta brincadeira sem o cuidado com a segurança”, completa o gestor.

As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. No período de férias escolares, no qual há maior incidência desse tipo de ocorrência, a EDP intensifica o alerta.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.