Fabiano do PT, Adriana do Hospital e Armando da Farmácia aparecem empatados dentro da margem de erro
Uma pesquisa de intenções de voto do instituto Real Time Big Data para a Prefeitura de Itaquaquecetuba, divulgada nesta segunda-feira (23 de setembro), coloca o atual prefeito e candidato à reeleição Eduardo Boigues como franco favorito para a disputa em primeiro turno no dia 6 de outubro,
A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04356/2024 e ouviu 800 pessoas entre os dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos, com índice de confiabilidade de 95%.
Na pesquisa de opinião estimulada, onde são apresentados os candidatos a prefeito da cidade, o prefeito Eduardo Boigues registrou 80% das intenções de voto. Adriana do Hospital e Fabiano do PT empatam com 3%, enquanto que Armando da Farmácia tem 1%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos são 6%.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são mencionados, Eduardo Boigues teve 52% das menções. Adriana do Hospital teve 1%, Edson Moura teve 1% (mesmo não estando na disputa), e outros candidatos tiveram 4%. Brancos e nulos contam com 7%, e indecisos ou que não quiseram responder somam 35%.
Dentre os que responderam, 50% disseram votar com certeza em Eduardo Boigues, e 27% disseram que podem votar no prefeito. 20% disseram que não votarão nele e 3% disseram que não conhecem o bastante para opinar.
O instituto apurou que 2% votarão com certeza em Fabiano do PT, e 18% disseram que podem votar nele. A rejeição ao candidato petista é de 52%, e 28% disseram não conhecê-lo o bastante.
Com Adriana do Hospital, 1% dos entrevistados disseram que votarão com certeza na candidata pedetista, e 11% disseram que poderão votar nela. 38% do eleitorado rejeitou o voto na candidata, e 50% afirmou que não a conhece o bastante para opinar.
Perguntados sobre a condução da atual gestão municipal, 82% dos entrevistados aprovaram o trabalho realizado atualmente, e 13% reprovaram as ações da Municipalidade, enquanto que 5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa eleitoral também mediu o impacto das gestões estadual e federal na opinião do eleitorado local. Para 54% dos eleitores de Itaquaquecetuba, o governador Tarcísio de Freitas está realizando um bom trabalho no Palácio dos Bandeirantes, enquanto que 43% desaprovam sua gestão. 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Na esfera federal, o governo do presidente Lula é aprovado por 49% das pessoas procuradas pela pesquisa, enquanto que 48% desaprovam. E 3% não souberam ou não responderam.
REPERCUSSÕES
Líder na pesquisa Real Time Big Data, o prefeito Eduardo Boigues utilizou seu perfil na rede social Instagram. “Agradeço aos eleitores pela confiança depositada em nossa gestão e a todos que fazem parte dessa construção: nossos secretários, equipes dde secretários, colaboradores da prefeitura e todos que estão juntos na transformação de uma nova Itaquaquecetuba. Muito obrigado!”, afirmou.
Na segunda-feira, Fabiano do PT publicou em seu perfil nas redes sociais uma imagem onde cumprimenta um comerciante e faz menção a uma campanha para mudar votos. “Vamos pra rua, vamos virar voto, vamos falar com seus vizinhos, seus parentes, vamos trazer o time do Lula para Itaquá”, afirmou.
Adriana do Hospital colocou em seu perfil uma série de imagens com apoiadoras em campanha nas ruas. “Mulheres unidas e compromisso com nossa cidade, coragem para fazer melhor para nosso povo”, afirmou.