Edição 61

Confira a nossa Edição Semanal!

É GRÁTIS! 

Condemat fecha Fórum Internacional com foco no ‘1º Prêmio Inova Educação’

Premiação marcada para novembro irá reconhecer iniciativas inovadoras dos municípios do Alto Tietê

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat) encerrou nesta semana o 5º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê com a participação de especialistas que trataram da alfabetização. As cidades participantes agora se preparam para a primeira edição do Prêmio Inova Educação, marcada para novembro.

A jornada, de cinco encontros com especialistas, terminou na terça-feira (24 de setembro) com a presença da vice-presidente do Departamento de Organização e Liderança da Teacher’s College da Universidade de Columbia, Sonya Douglas, com o tema “Alfabetização: Equidade Inclusão e Diversidade”.

O fórum, que foi promovido pelo consórcio e organizado pelo Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), reuniu cerca de cinco mil professores do Alto Tietê – região que conta com mais de 270 mil alunos no Ensino Fundamental.

Para a especialista convidada, o Fórum permitiu uma troca de experiências e perspectivas sobre os rumos da educação básica.  “Foi um prazer aprender mais sobre o Brasil, a educação brasileira e o excelente trabalho que tem sido feito em relação às questões de raça e equidade racial. Venho falar sobre a alfabetização com foco na diversidade, equidade, inclusão e a significância de uma educação culturalmente relevante para os jovens, assim como podemos usar essa abordagem em todos os níveis”, afirmou.

O presidente do IBSA, Cesar Callegari, reforçou as complexidades do processo de alfabetização e a necessidade de profissionais bem preparados. “Nós sabemos que uma criança que não foi alfabetizada na idade correta carregará déficit ao longo da vida escolar”, ressaltou.

Para Silvana Nascimento, secretária de Educação de Salesópolis e coordenadora da Câmara Técnica de Educação do Condemat, o Fórum de Educação tomou grandes proporções, se tornando uma referência regional e estadual.

“Na área educacional, a troca de experiência e a atualização constante dos docentes são essenciais para apresentar o melhor resultado na ponta, para os nossos estudantes. Por isso, lançamos o Prêmio Inova Educação, uma forma de reconhecer os profissionais que estão no dia a dia da sala de aula e compartilhar as iniciativas de sucesso que podem ser replicadas em outras cidades”, concluiu.

Compartilhe nas Redes:

Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.