Agendamento deve ser feito presencialmente na sede da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania
Mulheres que estão na fila para um exame de mamografia na cidade de Itaquaquecetuba terão à disposição uma oportunidade para agendar o exame que ajuda a detectar de forma prematura o câncer de mama.
Uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania com a Plena Saúde disponibilizou, desde quinta-feira (26 de setembro) 300 vagas para exames de mamografia para mulheres entre 35 e 80 anos. As inscrições vão até esta segunda-feira (dia 30), ou mediante disponibilidade de vagas, e não é necessário apresentar pedido médico.
Segundo a Administração Municipal, procurada pela reportagem, o agendamento deve ser feito de forma presencial na sede da pasta municipal (rua Nemésio Cândido Gomes, 30 – Vila Zeferina) de segunda a sexta-feira, a partir das 9 horas, apresentando documento de identidade e comprovante de endereço.
O exame de mamografia é um exames diagnósticos mais importantes para a detecção nos estágios iniciais do câncer de mama – quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura sem a necessidade de tratamentos invasivos.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), em relatório divulgado em setembro do ano passado, apontou que 73,6 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama – uma proporção de 66,5 para cada cem mil mulheres. No estado de São Paulo, foram 20.470 mulheres com câncer de mama.
Mais informações sobre o cadastro para mamografias pela Prefeitura de Itaquaquecetuba estão disponíveis pelo telefone (11) 4753-5291.