Com mais de 91% dos votos válidos, candidato teve maior taxa em cidades com mais de 200 mil eleitores no país
O prefeito de Itaquaquecetuba Eduardo Boigues (PL) obteve na noite de domingo (6 de outubro) uma votação histórica na cidade e se tornou o prefeito eleito com a maior porcentagem proporcional no país em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Com 165.975 votos, Boigues teve 91,7% dos votos válidos na disputa ao Executivo Municipal, tendo 71,3 mil votos a mais na comparação com sua primeira vitória, em 2020, onde teve 94.604.
Eduardo Boigues derrotou Fabiano do PT (PT), que teve 9.027 votos (4,99% dos votos válidos), Adriana do Hospital (3.614 votos – 2%) e Armando da Farmácia (2.374 – 1,31%), que segue com sua candidatura sub-júdice pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Com 100% das urnas apuradas, votos em branco somaram 6.274 (3,21%), e votos em nulo foram 8.121 (4,19%). A taxa de abstenção no domingo foi de 24,73%.
A taxa de aprovação ao prefeito nas urnas superou as reeleições em primeiro turno de todas as capitais do país – em Recife/PE, o prefeito João Campos (PSB) teve 78,11% dos votos, se reelegendo em primeiro turno.
Eduardo Boigues votou no início da manhã de domingo na escola Homero Milano, na Vila Zeferina, acompanhado da esposa Mila, dos filhos, e do candidato a vice-prefeito Rogério Tarento. Durante o dia, acompanhou as votações em algumas escolas da cidade, e aguardou em um local reservado o início das apurações, encontrando-se mais tarde com apoiadores e eleitores após o anúncio da vitória pelo TRE-SP.
“Este é um trabalho que teve início há quase quatro anos, e que a gente não pode e não vai parar. Agradeço pelo apoio da população, aos eleitores de todos os bairros e ao time de candidatos e aos vereadores eleitos, que são nossos parceiros. A gente tem muita gratidão por todo mundo”.
O vice-prefeito eleito Tarento também discursou durante a celebração da vitória, ressaltando o número histórico. “É o resultado de um trabalho árduo e feito em equipe. Estamos colhendo os frutos, e muito mais trabalho virá pela frente pelos próximos anos”, afirmou.
OUTROS CANDIDATOS
No final da noite de domingo, os candidatos derrotados nas eleições divulgaram vídeos reconhecendo a derrota e agradecendo pelos votos obtidos.
Adriana do Hospital fez um vídeo em sua casa, agradecendo os votos. “Eu quero dizer que foi um processo eleitoral muito difícil. A palavra desistência não existe na minha vida, e eu vou sempre lutar pela nossa cidade, principalmente pela nossa Saúde”.
O candidato Fabiano do PT, até o início da tarde de segunda-feira (dia 7), não emitiu nota oficial, mas replicou uma mensagem de sua esposa nos stories do Instagram: “Independentemente do resultado dessas eleições, eu queria deixar registrado o orgulho que eu tenho de você! Parabéns amor, pois você fez uma campanha limpa, conversando com o povo e falando sobre suas propostas! A luta continua!”, afirmou.