Com 113 mil votos, esposa do ex-prefeito Marco Bertaiolli garantiu o comando do Paço Municipal a partir do ano que vem
Com mais de 51% dos votos válidos, Mara Bertaiolli (PL) será, a partir do dia 1º de janeiro de 2025, a primeira mulher eleita a governar a cidade de Mogi das Cruzes em mais de quatro séculos de história. A candidata venceu o atual prefeito, Caio Cunha (PODE), em uma disputa acirrada que movimentou a cidade mais populosa do Alto Tietê.
O resultado final foi declarado por volta das 21h30 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), com a esposa do ex-prefeito e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Marco Bertaiolli, com 113.271 votos, representando 51,08% dos votos válidos.
O atual chefe do Poder Executivo, que buscava levar a eleição para o segundo turno, teve, 69.065 votos, ou 31,15% do eleitorado que foi às urnas no último domingo. O ex-vereador Rodrigo Valverde (PT) teve 36.811 votos representando 16,6%. A candidata Sheila Mantovanni (MOB) teve 1.453 votos (0,66%), enquanto que Dr. Roberto Rodrigues (PRTB) teve 1.151 votos (0,52%).
Mara Bertaiolli formou a coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, com o ex-secretário municipal Téo Cusatis (PSD) como vice, e com o apoio dos partidos Republicanos, Progressistas, MDB e União Brasil.
A disputa eleitoral na cidade ocorreu de forma intensa, com debates sobre o trabalho da atual gestão em diversos setores. No domingo, durante sua votação na Escola Estadual Prof. Camilo Faustino de Mello na Vila Oliveira, Mara mostrou-se confiante com o trabalho desenvolvido durante a eleição, e ressaltou a busca por uma campanha propositiva. “Em todos os cantos da cidade, ouvimos os anseios da população, apresentamos as melhores propostas e estamos prontos. Não temos medo! Temos força de vontade e propósito”, destacou.
Após a vitória, Mara Bertaiolli usou suas redes sociais para agradecer à população de Mogi das Cruzes pela conquista já no primeiro turno, evitando uma nova votação no dia 27 de outubro. “Mogi das Cruzes escolheu o caminho da dedicação, da transformação e de um futuro melhor para todos. Agradeço de coração a cada mogiana e mogiano que acreditou, apoiou e esteve ao nosso lado nessa caminhada. Ser a primeira Prefeita de Mogi é uma honra, e vou fazer valer esse compromisso. Juntos, estamos iniciando um novo capítulo”, afirmou.
OUTROS CANDIDATOS
O atual prefeito agradeceu à população pelos 69,065 votos em uma publicação em seu perfil nas redes sociais. “Seguimos firmes no propósito de buscar o melhor para a nossa cidade. Vamos fazer o melhor processo de transição possível, para garantir a continuidade de todas as conquistas que tivemos até aqui. (….) Minha oração é para que Deus abençoe a gestão de Mara Bertaiolli, eleita hoje, e a quem parabenizo”, declarou.
Rodrigo Valverde divulgou uma nota e expressou agradecimentos pelos mais de 36 mil apoios na eleição. “Cada voto recebido foi um ato de coragem e esperança, e me enche de gratidão e responsabilidade para continuar nossa luta por uma cidade mais justa e inclusiva. Sei que a jornada não é fácil, especialmente diante da diferença financeira dos nossos adversários e a rejeição que nosso partido ainda enfrenta. Mas continuamos firmes, pois acreditamos que é possível construir um futuro mais igualitário e próspero para todos. Seguimos juntos com os mogianos, enfrentando os desafios e defendendo os interesses da nossa gente”, concluiu.