Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Defesa Civil do Estado emite alerta de chuvas e ventos fortes em todo o Estado

Previsão de chuvas na Grande São Paulo pode chegar a 95mm, enquanto que em outras regiões pode superar 200mm

A Defesa Civil do Estado de são Paulo emitiu nesta quarta-feira (16 de outubro) um alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento forte a partir desta sexta-feira (dia 18), com duração até o domingo (dia 20). O alerta vale para todas as regiões do Estado, incluindo a Grande São Paulo e o Alto Tietê.

Segundo o órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), o alerta é devido à passagem de uma frente fria pela região sudeste que trará precipitações acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar 60 km/h, incluindo queda de granizo em pontos isolados.

A previsão do acumulado de chuvas para o fim de semana para a região metropolitana, incluindo o Alto Tietê, pode ser de 95 milímetros. Outras regiões poderão superar esta marca, como o Vale do Paraíba (100mm) e o centro-oeste paulista em cidades como Bauru, Campinas, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, com máxima de até 200mm. Cabe ressaltar que, para a Defesa Civil, valores acima de 70mm já representam um sinal de alerta para enchentes e inundações.

Segundo o coronel Henguel Ricardo Pereira, Secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, é fundamental que as pessoas estejam atentas ao risco em caso de chuvas. “Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, afirmou.

Outras orientações que a Defesa Civil deixa para a comunidade são: evitar locais como praias, campos de futebol e estacionamentos descobertos durante as chuvas, não ficar perto de objetos altos e isolados como árvores, postes, caixas d’água e quiosques, manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica como geladeiras, fogões e TVs.

Nos casos de moradores em áreas de encostas, sinais de movimentação do solo com rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados e água lamacenta são sinais de possível desmoronamento.

A Defesa Civil do Estado recomenda também que a população se inscreva no sistema de alertas de risco de desastres naturais disponível para todas as operadoras de telefonia celular. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para 40199 com o CEP de interesse que as mensagens chegarão automaticamente.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.