Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Itaquá contabiliza 900 atendimentos desde julho para pessoas em situação de rua

Segundo Secretaria de Desenvolvimento Social, parceria com o SEAS teve início em julho deste ano

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba divulgou no último final de semana que está ampliando os trabalhos de acolhimento e atendimento às pessoas em situação de rua com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).

Segundo a pasta, o trabalho foi iniciado em julho e, desde então, já realizou 933 abordagens e atendeu 147 pessoas. O serviço faz parte da rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade e tem por objetivo identificar e apoiar pessoas em situação de rua de todas as idades e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e sobrevivência.

A Administração Municipal reforça que a equipe atua de forma dinâmica, realizando diagnósticos territoriais para mapear os pontos de concentração e encaminha os indivíduos para a rede socioassistencial, como os Centros Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Centro Pop, que focam na reinserção social.

A equipe é composta por uma técnica social, um motorista e três educadores sociais que, semanalmente, percorrem o município em perímetros rotativos. Os trabalhos são reforçados com o apoio da Defensoria Pública e os Conselhos Tutelares, uma forma de garantir que todas as faixas etárias recebam o suporte necessário. Em situações que exigem cuidados específicos, como atendimento médico ou segurança pública, o SEAS orienta acionar o SAMU ou a GCM.

“O SEAS é um serviço fundamental para a política de assistência social de Itaquá, algo que a cidade nunca teve. Com a abordagem territorial e a articulação com a rede socioassistencial, estamos garantindo que as pessoas em situação de rua tenham acesso não só aos serviços básicos, como também a um processo de reintegração social”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.

“A busca ativa e o diagnóstico de cada bairro permitem uma resposta mais assertiva para que os agentes atuem dentro de cada especificidade. É uma pena que as cidades precisem de um serviço como esse, mas é importante saber que podemos contar com essa ferramenta e profissionais capacitados para atuar nesse trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Com sede na rua Araguari, 74 – Vila Virgínia, o atendimento pode ser acionado pelo telefone (11) 9 6924 9681 diariamente, das 13h às 21h.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.