Mais de 2,8 mil candidatos farão o exame que possibilita a entrada no Ensino Superior
Candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos duas cidades da região poderão contar com a isenção na cobrança da passagem de ônibus urbano nos dias 3 e 10 de novembro – datas em que as avaliações serão aplicadas. Os anúncios foram feitos na última quinta-feira (30 de outubro) pelas prefeituras de Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
Em Ferraz de Vasconcelos, a expectativa é de que mais de 2,8 mil candidatos inscritos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em 18 escolas estaduais da cidade serão beneficiados com a isenção da passagem nestes dias, além daqueles que já terminaram o ensino médio algum tempo, mas que vão fazer as provas.
Para ser beneficiado basta apenas apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de inscrição do Enem, na ida e na volta da prova. A Prefeitura de Ferraz, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana e a concessionária Alto Tietê Transportes (ATT) fecharam um acordo para beneficiar os estudantes nos dias das provas.
Vale salientar que todas as linhas de ônibus municipais estarão à disposição dos candidatos do Enem nos horários específicos, a saber: 11 às 13 horas e após as provas das 17 às 19 horas.
A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos reforça que os locais de prova onde cada candidato fará o Enem estão divulgados, no cartão de confirmação e na página do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). Cada estudante inscrito conta com o seu cartão com detalhes como horários e locais das provas, além de recomendações ao candidato.
EM ITAQUAQUECETUBA
Para conseguir o benefício será necessário apresentar ao motorista um documento oficial com foto e o comprovante de inscrição. A isenção vale por duas horas antes e duas horas após a prova, sendo oferecido nas 20 linhas municipais. O benefício dá direito a duas passagens (ida e volta), facilitando o deslocamento em toda a cidade.
“É importante destacar que todos os veículos contam com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Desta forma, garantimos mais conforto e segurança aos candidatos e usuários do transporte”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo Castro.
“A gratuidade da tarifa será concedida unicamente nos dias de realização da prova e a utilização do benefício terá caráter pessoal e intransferível, exclusiva para residentes do município. Desejamos uma boa prova a todos”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Para não perder o horário da prova, as informações sobre as linhas, horários de partidas e itinerários estão disponíveis no site da Expresso Planalto, empresa responsável pela prestação do serviço: expressoplanaltoitaqua.com.br. Os candidatos também podem utilizar o aplicativo Cittamobi, que disponibiliza a previsão de chegada nos pontos de embarque.