Secretaria de Planejamento reforça que buscou exemplos em cidades modernas e sustentáveis para oferecer as melhores opções de desenvolvimento
O secretário Alexandre Feijó da Silva (Planejanento), apresentou aos vereadores, na última terça-feira (5 de novembro) a minuta do Plano Diretor Estratégico (PDE) na Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba.
O plano que define as bases e diretrizes da ocupação do espaço por residências, comércios e indústrias, segundo a Administração Municipal, foi revisado por mais de um ano e passou por audiências públicas, sendo três delas ocorridas no Plenário da Câmara. Segundo o chefe da pasta municipal, o objetivo é elevar a cidade a um novo patamar durante os próximos anos.
“Viemos apresentar a minuta do Plano Diretor, junto com os mapas desenvolvidos ao longo deste ano, que passou por revisões e audiências públicas. Estamos trazendo o que há de mais moderno possível. Buscamos exemplos em cidades modernas e sustentáveis e procuramos trazer instrumentos que possam mudar o patamar de Itaquaquecetuba para os próximos dez anos”, explicou o secretário.
Durante a apresentação, que ocorreu na sala de reuniões, os vereadores souberam dos principais temas levantados com a população, como mobilidade urbana, emprego, segurança, lazer, entre outros, e as principais soluções encontradas para o desenvolvimento do município. O secretário lembrou que os vereadores terão papel fundamental na aprovação das leis que permitirão que os projetos saiam do papel.
O presidente da Câmara, vereador David Neto (PL), ressaltou a relevância da apresentação, que visa guiar os vereadores na definição das melhores estratégias para garantir o crescimento ordenado da cidade na próxima década. Ele sublinhou a importância da parceria com a Prefeitura para impulsionar o progresso sustentável de Itaquaquecetuba. “Estamos juntos para fazer nossa cidade evoluir cada vez mais”, afirmou o chefe do Poder Legislativo.
Em breve, um projeto de lei complementar referente ao Plano Diretor deverá ser protocolado na Casa de Leis. O vice-prefeito eleito, Rogério Tarento (PSD), esteve presente na apresentação da minuta aos parlamentares.