Principais serviços envolveram vistorias operacionais e técnicas
Em 11 meses de atuação, a Defesa Civil de Itaquaquecetuba contabilizou 1,1 mil atendimentos. Os dados refletem o trabalho constante dos agentes que atuam no órgão de proteção e assistência à população, seja em vistorias operacionais e técnicas ou mesmo intervenções em situações emergenciais, como enchentes e quedas de árvores.
Entre os atendimentos de rotina, o destaque é das vistorias operacionais e técnicas. Os trabalhos de visita in loco tem por objetivo garantir a segurança de edificações e áreas de risco, prevenindo acidentes e desastres. Também foram realizados atendimentos em ocorrências de enchentes, inundações e monitoramentos em áreas próximas ao rio Tietê, como nos bairros Vila Sônia, Vila Japão, Tipóia e Vila Maria Augusta.
Os agentes também operaram em ocorrências de quedas de árvores em decorrência de tempestades e ventos fortes. As ações exigem agilidade na remoção para garantir a segurança no trânsito e na mobilidade, além de evitar danos às propriedades e infraestruturas. Por fim, a ocorrência menos comum é a de resgate de animais na pista.
“O balanço dos trabalhos apenas evidencia o esforço e a prontidão da Defesa Civil em enfrentar uma variedade de situações. São feitos monitoramentos, vistorias e ocorrências diariamente para garantir a segurança de todos”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
“A Defesa Civil de Itaquá tem nome e respeito entre os órgãos de segurança. Isso porque é um trabalho contínuo, 24 horas por dia, em todos os bairros. Ninguém deseja acionar a Defesa Civil, mas é muito significativo saber que quando precisar, a população pode contar com um serviço eficiente”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
A população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 em casos de emergência.