Edição 72

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Itaquá realiza 150 mil atendimentos de saúde mental em 11 meses

Serviço foi realizado nas três unidades de saúde mental da cidade

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba registrou, entre janeiro e novembro deste ano, um total de 150.735 atendimentos relacionados à saúde mental nas três principais unidades do município: o Ambulatório de Saúde Mental e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e Infantojuvenil.

O Ambulatório de Saúde Mental foi responsável pela maior parte, com 112.590 registros no período. Lá é oferecido atendimento com uma equipe multiprofissional, consultas psiquiátricas, enfermagem, medicação, coleta de exames laboratoriais, acolhimento inicial, além de psicoterapia individual e em grupo.

A unidade oferece atendimento à população mediante encaminhamento médico ou por meio de solicitações de outros serviços de saúde e conta com 34 profissionais, incluindo psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e equipe administrativa.

“Em Itaquá, saúde mental é pauta diária na Secretaria de Saúde. Entendemos a importância de oferecer um serviço acolhedor, humanizado e respeitoso para quem necessita e os números reiteram isso”, destacou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.

Já o CAPS II, voltado para adultos com transtornos mentais graves, registrou 21.859 atendimentos no mesmo período. O local oferece assistência social, psiquiatria, grupos e oficinas terapêuticas, aplicação de medicação, coleta de exames laboratoriais e acolhimento inicial.

A equipe multiprofissional é composta por 21 profissionais de psiquiatria, neurologia, psicologia, serviço social, enfermagem, educadores sociais, psicomotricistas, artesãos e farmacêuticos, garantindo uma abordagem completa e eficaz no tratamento dos pacientes.

O CAPS Infantojuvenil, para crianças e adolescentes, realizou 16.286 atendimentos. Assim como o CAPS II, o IJ possui uma equipe especializada de 21 profissionais nas mesmas especialidades. O acesso é feito por meio de encaminhamento médico, uma forma de garantir que aqueles que necessitam de cuidados intensivos possam ser atendidos de maneira adequada.

“Tenho muito orgulho dos profissionais da saúde que dedicam suas vidas para cuidar do próximo, principalmente os que atuam na saúde mental. Vamos sempre valorizar esse trabalho e oferecer o suporte necessário”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.