Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

DEFESA CIVIL: Itaquaquecetuba recebe Certificado de Cidade Resiliente

Título é dado a municípios com boas práticas na prevenção a catástrofes naturais

A Prefeitura de Itaquaquecetuba recebeu na quarta-feira (4 de dezembro) o Certificado de Resiliência do programa “Município Resiliente”, concedido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, na capital paulista. 

O resultado foi conquistado, segundo a Defesa Civil de Itaquaquecetuba, com base nos números do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que mede a maturidade da Administração Pública na gestão de riscos e de desastres naturais. O município alcançou 74,5 pontos e obteve a 45ª colocação entre os 76 municípios certificados. 

O programa “Município Resiliente” avalia os critérios relacionados à prevenção e resposta a desastres naturais como enchentes, alagamentos e desmoronamentos de terra, considerando treinamentos e simulações de atendimento, como os realizados pela Defesa Civil de Itaquaquecetuba nos últimos anos. 

O coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Anderson Marchiori, reforçou durante a cerimônia que o reconhecimento é reflexo de um trabalho sério e feito em conjunto com outras pastas da Gestão Municipal. “O foco principal é garantir a segurança da população, então sempre vamos atuar na prevenção, com treinamentos e simulados”, comentou.

“Temos uma gestão bem articulada e equipada, que possui as ferramentas necessárias para atuar em qualquer cenário de emergência. É um título de todos da prefeitura, que realizam um grande trabalho conjunto”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

TRABALHOS E RECONHECIMENTO 

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba, em maio deste ano, integrou os esforços voluntários de várias cidades do país que auxiliaram a Defesa Civil do Rio Grande do Sul no atendimento às vítimas das enchentes que castigaram o estado, causando mais de cem mortos. 

O destacamento de voluntários auxiliou no resgate de pessoas e animais em cidades da Grande Porto Alegre, e posteriormente foi homenageado com uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores. 

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.