Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

DEFESA CIVIL: Itaquaquecetuba teve 20 ocorrências em dezembro com tempestades 

Chuvas no final de 2024 foram 3,5x maiores do que as registradas em 2023, segundo autoridades 

As chuvas de verão estão causando transtornos e preocupação não apenas para quem está trabalhando ao ar livre, mas também para quem mora em áreas de risco: no mês de dezembro de 2024, o índice de chuvas superou as expectativas das autoridades e causou problemas em vários pontos da cidade. Com isso, a Defesa Civil de Itaquaquecetuba esteve em estado de alerta e reforçou a importância da atenção da comunidade. 

Procurada pela reportagem, a coordenadoria da Defesa Civil de Itaquaquecetuba explicou que, desde o dia 1º de dezembro até o momento, pelo menos 20 ocorrências tiveram a participação direta de suas equipes para o amparo a moradores e transeuntes. O número de ocorrências foi menor do que o número de áreas de risco monitoradas pela cidade, que são 30. 

Um dos fatores responsáveis pelo grande número de acionamentos foi o aumento expressivo do volume das chuvas que atingiram Itaquaquecetuba, assim como outras cidades do Estado, no final do ano passado. Em levantamento feito pela Defesa Civil, o índice na cidade foi de 359,7 milímetros durante o mês de dezembro, contra 101,8mm no mesmo período em 2023. 

Para conter qualquer tipo de ameaça à população devido às chuvas e suas consequências, a Defesa Civil informou que mantém um Plano de Contingência com as pastas de Desenvolvimento Social, Habitação, Serviços Urbanos e de Mobilidade Urbana para eventualidades, com o envolvimento direto de 40 profissionais envolvidos. 

A Defesa Civil também ressaltou, questionada pela reportagem, que vem trabalhando na redução de riscos com o diálogo com a comunidade pelos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), com o treinamento de moradores para agir imediatamente em casos de desastres naturais até a chegada dos primeiros atendimentos da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. 

Para a população, principalmente dos moradores nas áreas de risco, a Defesa Civil de Itaquaquecetuba recomenda que tenha atenção às mudanças de tempo e, principalmente, ao sistema de alertas da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que pode ser cadastrado em qualquer telefone gratuitamente. “Há várias ações que podem ser tomadas dentro de casa, mas se houver qualquer sinal de perigo, deve buscar abrigo imediatamente em um local seguro e entrar em contato pelo número 199”, destaca a Coordenadoria.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.