Levantamento foi feito para averiguar vulnerabilidades e capacidade de abrigo em situações de emergência


A Coordenadoria da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana, confirmou nesta quinta-feira (9 de janeiro) que terminou uma série de vistorias técnicas em prédios públicos do município nesta semana – trabalho que envolveu agentes do órgão sobre a integridade estrutural de 78 escolas municipais e 25 postos de Saúde. A ação teve como objetivo averiguar as condições dos locais para possíveis cenários de emergência e utilização de alta intensidade.
Nas inspeções, as equipes da Defesa Civil verificaram se os locais estão aptos a receber a população como abrigo em caso de necessidade, e identificaram vulnerabilidades em áreas de risco. Os prédios públicos fazem parte da rede de apoio do Município para catástrofes e situações de emergência. Com a finalização das vistorias, os relatórios já foram encaminhados aos setores responsáveis.
Segundo o coordenador Anderson Marchiori, o trabalho teve um caráter detalhado devido à sua importância dentro das estratégias da Defesa Civil. “Geramos um relatório técnico completo para cada vistoria com observações sobre as condições da unidade e, quando necessário, recomendações para melhorias ou reparos estruturais”, explicou.
O prefeito Eduardo Boigues comentou o trabalho. “Foi feita uma avaliação criteriosa e responsável para garantir que os equipamentos possam receber intervenções que os tornem ainda mais seguros. Mesmo melhorias simples podem fazer a diferença em situações de emergência”, reforçou.