Gislaine Chura Cala e outros oito estudantes da região fazem parte de grupo de 96 alunos enviado ao Reino Unido
A estudante Gislaine Chura Cala, de Itaquaquecetuba, está entre os quase cem alunos da Rede Estadual de Ensino que embarcaram nesta semana para um intercâmbio de três meses no Reino Unido, como parte do programa “Prontos para o Mundo”, do governo do Estado.
A iniciativa visa enviar no primeiro semestre deste ano 500 alunos para experiências de aprendizado e vivência internacional em países de língua inglesa. Outros três países fazem parte do programa: Canadá, Austrália e a Nova Zelândia – que receberá uma nova leva de alunos no dia 28.
Filha de pais bolivianos, Gislaine afirmou ser a primeira pessoa de sua família a viajar de avião. Durante o intercâmbio, a jovem residirá por três meses na cidade de Brighton, na Inglaterra, e será recebida por uma família com duas filhas e um cachorro.
O embarque de Gislaine e de outros 95 intercambistas aconteceu na segunda-feira (13 de janeiro) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, e foi acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de estado Renato Feder (Educação), além do cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo, Jonathan Knott.
Gislaine, que mora com os pais e duas irmãs, falou da jornada que a levou à experiência fora do país. “Meus pais estão felizes pela minha conquista, porque me dediquei ao curso de inglês e cumpri com todos os prazos e obrigações na escola. Sempre foi meu sonho fazer uma faculdade em outro país, e sinto que já dei um primeiro passo para que possa voltar a viajar um dia, com destino à Universidade”, contou.
Além de Gislaine, outros oito estudantes do Alto Tietê foram selecionados para o “Prontos Pro Mundo”, e deverão viajar para a Austrália ainda no primeiro semestre de 2025.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a seleção de alunos para participar do programa de intercâmbio em 2026 já teve início, com a aplicação da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em novembro do ano passado com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os melhores alunos na prova serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio.