Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Defesa Civil do Estado segue com monitoramento de áreas de risco no Alto Tietê 

Alerta foi prorrogado para o final de semana devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul 

O Diário Itaquá entrou em contato com a Defesa Civil do Estado de São Paulo para apurar o monitoramento das áreas de risco e registros de incidentes no Alto Tietê causados pelas chuvas que caem há mais de uma semana em todo o Estado e que causaram transtornos e mortes na Grande São Paulo. 

Segundo o órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o evento climático desta semana causou na região uma série de alagamentos e quedas de árvores nas cidades de Santa Isabel e Itaquaquecetuba. Questionada pela reportagem, não houve registros de feridos ou famílias desabrigadas. 

A Defesa Civil do Estado também confirmou que está atendendo as cidades do Alto Tietê e das demais regiões do Estado com a ajuda humanitária “conforme necessidade e solicitação dos municípios”. 

O órgão destacou que o alerta, iniciado na semana passada, foi prorrogado preventivamente até a próxima terça-feira (4 de fevereiro) em virtude da aproximação a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começou a atuar desde quarta, e o Gabinete de Crise será mantido presencialmente até domingo (dia 2). O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.

“As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos”, informou a coordenadoria da Defesa Civil, mantendo a recomendação à população de evitar transitar por locais alagados, monitorar encostas e terrenos com movimentação de solo, manter bueiros e calhas desobstruídos e buscar locais seguros em caso de emergência ou alerta específico. 

DIZEM AS PREFEITURAS 

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que, no último final de semana, o acumulado de 40 milímetros em média na cidade gerou pontos de alagamento nos bairros Vila Sônia, Jardim Fiorelo, Tipóia, Vila Bartira, Marengo Baixo e um deslizamento de terra sem vítimas no Parque Dirce, mas sem vítimas. 

“No total, 21 residências foram impactadas, mas não houve necessidade de remoção dos moradores, que já iniciaram a limpeza e optaram por permanecer em suas casas. A Secretaria de Desenvolvimento Social foi acionada para prestar atendimento às famílias afetadas e realizara verificação de necessidades emergenciais, e a Secretaria de Serviços Urbanos foi mobilizada para a lavagem das ruas atingidas. A administração está acompanhando a situação para minimizar os impactos causados e prestar o suporte necessário à população”, informou em nota. 

Já a Prefeitura de Santa Isabel alegou que não houve ocorrências na cidade no final de semana, famílias desabrigadas ou áreas interditadas, e que teve apenas uma queda de energia, sendo acionada a concessionária de energia para o religamento da eletricidade.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.