Segundo Prefeitura, mais de 3,5 mil professores e servidores foram instruídos para as ações que acontecerão ao longo do ano letivo
A Prefeitura de Suzano confirmou para quinta-feira (6 de fevereiro) o início do calendário escolar para 2025, que garantirá a volta às aulas para os 26.021 estudantes que estão matriculados na rede municipal nas 73 unidades próprias e 28 conveniadas. Entre segunda e terça-feira desta semana (dias 2 e 3), a titular da pasta, Renata Priscila Valencio Magalhães, conduziu reuniões de planejamento com 1,7 mil professores e com outros 1,8 mil servidores na Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, no centro da cidade.
Dos 26.021 estudantes, 5.730 são crianças de zero a 3 anos (creches), 7.141 são alunos de 4 e 5 anos (pré-escola) e 12.985 são meninos e meninas com idade entre 6 e 10 anos (ensino fundamental I). Outras 115 matrículas são referentes à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na quarta-feira (dia 3), as unidades escolares receberam a presença dos pais, para que ocorra o diálogo com a direção e a equipe responsável pelas turmas.
Para este ano, houve o investimento de R$ 5.076.099,70 em kits de material escolar e R$ 6.199,700,00 em uniforme. Com esses recursos, foi viabilizada a aquisição de conjuntos para cada aluno, que incluem lápis de cor, caderno, cola, giz de cera, duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, uma bermuda, uma calça e uma jaqueta, entre outros itens.
Em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula, segue para este ano a parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), permitindo que a proposta educacional da prefeitura continue contando com o suporte do material didático oferecido pela entidade, disponibilizando ao professor uma gama de possibilidades para desenvolver as diferentes áreas do conhecimento. A tecnologia ainda segue sendo uma ferramenta de apoio ao aprendizado com os chromebooks, a plataforma Matific, que torna o ensino da matemática mais atraente, e o Sistema Informatizado Municipal de Avaliação na Educação Básica (Simaeb), para monitorar o desenvolvimento das habilidades indicadas para cada série.
A secretária Renata Priscila Valencio Magalhães (Educação) destacou que a rede municipal está preparada para receber os alunos neste novo ciclo de atividades. “Temos feito as reuniões de planejamento que são necessárias, assim como receberemos os pais nas unidades, para reforçar o diálogo com as famílias dos alunos. Iniciamos mais um ano letivo para seguir promovendo as ações destinadas ao desenvolvimento dos estudantes, com a estrutura que ofertamos em sala de aula, sob a condução de toda a equipe da Educação”, ressaltou a titular da pasta.
O prefeito Pedro Ishi reforçou a atenção que a administração municipal seguirá dando todo o apoio ao ensino de Suzano. “A educação é a base para o futuro da nossa cidade. Temos uma rede robusta que abriga mais de 26 mil alunos. Daremos as condições necessárias para que as crianças possam se desenvolver e aprender com as ferramentas que são oferecidas no dia a dia. Começamos mais um ano com muita energia para contribuir com os nossos estudantes”, frisou o chefe do Executivo municipal.