Segundo Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, trabalhos foram concentrados em áreas mapeadas


A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba divulgou na segunda-feira (10 de fevereiro) o balanço das ações realizadas na cidade durante o mês de janeiro no combate à dengue.
A divulgação teve como meta apresentar e reforçar a importância do trabalho conjunto entre o Poder Público e a comunidade para impedir que a cidade seja palco de um novo surto semelhante ao ocorrido em 2024, segundo a pasta municipal.
Conforme relato das autoridades, os agentes de Saúde do município realizaram vistorias em áreas de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e nos demais bairros foram promovidas vistorias aos sábados, em parceria com a equipe da Vigilância em Zoonoses nos locais de maior risco.
Segundo a Prefeitura, 46 bairros foram cobertos durante o mês de janeiro, depois de uma reunião estratégica definir cinco áreas para abordagem, além de ações de bloqueio em seis comunidades.
A principal recomendação da Secretaria de Saúde é a prevenção aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue. “Os principais locais são pneus, vasos de plantas, calhas sujas, caixas d’água destampadas e recipientes abandonados”, explicou o secretário Gabriel Rocha (Saúde).
Todo o trabalho continuará ocorrendo ao longo do ano. “Estamos mobilizados no combate à dengue para proteger a população. As equipes estão nas ruas visitando e orientando os moradores, mas é essencial que cada um elimine os focos do mosquito em casa”, completou o prefeito Eduardo Boigues.