Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

MOGI DAS CRUZES: Primeira edição da E-Aprendi 2025 será aplicada para mais de 5 mil estudantes 

Segundo Secretaria da Educação, prova será realizada até sexta-feira (28 de fevereiro) e trará novidades

A partir desta segunda-feira (24 de fevereiro), a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes inicia a aplicação da primeira edição da avaliação E-Aprendi 2025, destinada aos 5.214 estudantes matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. A prova será realizada até sexta-feira (28/02) e traz novidades em relação às edições anteriores, com o objetivo de aprofundar o diagnóstico das aprendizagens e orientar futuras ações pedagógicas.

Desenvolvida e organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped), a E-Aprendi 2025 segue com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo aplicada por meio da plataforma Simulados. “A avaliação nos proporciona um retrato preciso da rede municipal para trabalharmos de acordo com a necessidade de cada criança”, afirmou o diretor do Deped, Mitch Almeida.

Diferentemente dos últimos anos, quando foi aplicada uma vez a cada semestre, a E-Aprendi contará com três edições ao longo de 2025, ampliando o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes. Além disso, houve uma ampliação dos conteúdos e habilidades avaliados, o que resultará em um aumento no número de questões.

“Com essas mudanças, será possível analisar de forma mais completa o quanto as crianças desenvolveram competências importantes nas disciplinas avaliadas. Isso permite um olhar mais abrangente sobre as aprendizagens e contribui para um planejamento de ações mais assertivas”, completou Almeida.

Cada escola comunicará aos pais e responsáveis sobre a avaliação e definirá seu cronograma de aplicação. A participação dos estudantes é essencial para garantir um panorama realista das aprendizagens.

A E-Aprendi assegura recursos de acessibilidade para crianças com deficiência, oferecendo audiodescrição, ampliação de fonte e adaptação de questões em caixa alta, conforme as necessidades individuais. Estudantes com baixa visão, por exemplo, contam com ampliação de tela, enquanto surdos recebem o apoio de intérpretes.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.