Cerca de 160 homens passarão por procedimento para controle de natalidade depois do Carnaval


A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba realizou no último domingo (23 de fevereiro) a primeira etapa do mutirão de cirurgias de vasectomia na cidade. A ação garantiu a preparação adequada dos pacientes em fila de espera, esclareceu dúvidas e começou o agendamento para os procedimentos.
Segundo a Prefeitura, os participantes passaram por atendimento médico, psicológico e de enfermagem, além de realizar exames laboratoriais preparatórios de sangue e urina. A preparação também incluiu palestras sobre planejamento familiar e contraceptivos, reforçando a importância da cirurgia como um método seguro para evitar o descontrole de natalidade.
Após a fase preparatória, conforme noticiou a Secretaria de Saúde, os pacientes serão encaminhados para a cirurgia em agendamentos que começarão depois do feriado de carnaval.
“Esse acompanhamento prévio é essencial para garantir que os pacientes estejam cientes de todas as etapas do procedimento e possam tomar essa decisão de forma responsável e segura”, destacou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.
“O mutirão de vasectomia é fundamental e reforça o compromisso da administração com a saúde reprodutiva e o acesso a procedimentos gratuitos pelo SUS. Vamos ampliar ações como essa”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.