Governador de São Paulo entregou equipamento no distrito de Jundiapeba e promete novas entregas em Itaquá, Suzano, Arujá e outras cidades


O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, inaugurou na manhã desta terça-feira (25 de fevereiro) a nova Praça da Cidadania no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes e, acompanhado de prefeitos do Alto Tietê, anunciou uma série de investimentos e projetos em diversas cidades da região.
A inauguração contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cristiane Freitas, da prefeita de Mogi das Cruzes e anfitriã Mara Bertaiolli, além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado e do deputado federal Márcio Alvino, um dos representantes do Alto Tietê na Câmara dos Deputados. Estiveram acompanhados de secretários municipais e vereadores de Mogi das Cruzes, além dos prefeitos de Itaquaquecetuba, Suzano, Arujá, Biritiba-Mirim e Salesópolis.
Localizada no distrito de Jundiapeba, a Praça da Cidadania é um espaço de mais de 4 mil metros quadrados que contou com um investimento de mais de R$4,2 milhões, para a construção de quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parque infantil, área de jogos, pista de caminhada e um espaço para cursos de qualificação e serviços ao cidadão mogiano, em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Segundo o governo do Estado, os primeiros cursos de qualificação profissional devem começar no mês de março, com as vagas para auxiliar administrativo, auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure, cuidador de idosos, confeitaria básica, panificação básica, informática básica e costureiro básico industrial, cujas inscrições deverão ser feitas pela internet na página do Fundo Social do Estado.
“As Praças da Cidadania são um importante programa do Fundo Social de São Paulo. Um espaço dedicado a oferecer ferramentas e oportunidades para as pessoas se desenvolverem. Aqui temos um ambiente de convivência e de qualificação para todos”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas. “É um programa que visa aproximar as pessoas, fortalecer nossa comunidade e proporcionar oportunidades a todos os cidadãos”, acrescentou.
Em sua fala, o governador falou sobre os desafios do investimento na qualificação profissional e na melhoria de vida da população. “Os governos podem prever, mas não conseguem a última fase, que é a promoção da emancipação, e hoje é isso – um local de convivência, mas também onde podemos mudar vidas. Aqui, muitos vão se descobrir, numa nova carreira, num talento, para a vida toda. E aqui era o melhor lugar para a Praça da Cidadania, porque é aqui onde o povo mais precisa”, destacou Tarcísio.
NOVAS OBRAS
O chefe do Executivo estadual também falou da nova perspectiva de relação entre o Palácio dos Bandeirantes e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, orientada pela parceria e investimentos. Tarcísio confirmou para Mogi das Cruzes o projeto de construção de um novo Pronto-Socorro, a ser instalado ao lado do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, após pedidos do deputado Marcos Damásio pela reabertura do setor de emergência no hospital estadual.
Outro ponto, também pedido pelos gestores locais, é uma definição sobre a Maternidade Municipal no distrito de Braz Cubas, cujas obras encontram-se estacionadas e no aguardo de novos aportes. Tarcísio confirmou o apoio do Estado para o início das operações a partir do segundo semestre do ano.
Para Itaquaquecetuba, o governador de São Paulo reforçou que a próxima inauguração será na cidade, com o início das operações na Praça da Cidadania localizada no Parque Marengo, além de confirmar que “sairá do papel” o projeto de duplicação da SP-56, unindo as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba e Poá, como parte do Corredor do BRT – um projeto de mobilidade urbana para a Região Metropolitana na região Leste.
Para Suzano, Tarcísio confirmou sua presença na entrega de 400 unidades habitacionais do programa “Casa Paulista”, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), além da vinda de um novo Batalhão de Ações Especiais (Baep), além da abertura de mais 40 vagas de hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), enquanto que para Arujá foi confirmada a inauguração do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas ainda em 2025.
“Hoje temos proximidade com o Alto Tietê”, concluiu Tarcísio de Freitas.