Edição nº 87

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TRANSPORTE PÚBLICO: Governo projeta dez novas estações e 24 reformas nas linhas de trem 

Plano de desestatização prevê a reconstrução de quatro estações, incluindo a de Itaquaquecetuba 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, confirmou para o dia 28 de março o leilão do pacote das Linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – o chamado “Lote Alto Tietê”. A iniciativa estima a construção de oito novas estações ferroviárias e a reforma de 24 estações já existentes nas três linhas, além de 25 quilômetros de novos trilhos. 

Segundo o governo do Estado, a Linha 11–Coral deverá ganhar 4km de extensão, chegando até o distrito de Cézar de Souza e estendendo os serviços até a estação Palmeiras-Barra Funda, com quatro novas estações e 14 reformas. O plano de desestatização promete a eliminação das passagens de nível existentes na cidade de Mogi das Cruzes e a substituição por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas. 

Para a Linha 12-Safira, que atende a cidade de Itaquaquecetuba, a expectativa do plano é de que o prolongamento da linha seja de 2,7 quilômetros, integrando com a estação Suzano, além de duas novas estações e uma integração com a Linha 13-Jade e a Linha 2-Verde do Metrô na Zona Leste de São Paulo. O plano estima uma reconstrução de estação e outras 12 reformas – incluindo as estações Itaquaquecetuba e Aracaré.  

A Linha 13-Jade terá seis novas estações e ganhará 15,6 km de novos trilhos, chegando até a região de Bonsucesso e Gabriela Mistral, duas demandas antigas da população. Três estações também serão reformadas.

Segundo o governo do Estado, a concessão do Lote Alto Tietê visa atender, no nível social, a população da Zona Leste da Grande São Paulo, com mais de 4 milhões de moradores que se deslocam de forma pendular – ou seja, vivem em uma cidade e trabalham em outra, retornando aos lares no final do expediente. 

Além dessas obras, o escopo prevê investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de equipamentos e sistemas. Ao todo, serão R$14,3 bilhões em investimentos e melhorias para a população e usuários das três linhas que, juntas, devem transportar 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil até 2040.

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