Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

DEFESA CIVIL: Itaquaquecetuba amplia qualificação comunitária com NUPDECs 

Meta é ensinar moradores de áreas de risco a atuar na identificação de ameaças e prevenir acidentes 

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba divulgou nesta quinta-feira (27 de fevereiro) o andamento do processo de formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) em comunidades com áreas de risco na cidade. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e busca qualificar moradores a atuar na identificação de ameaças, prevenção de acidentes e ajudar na resposta rápida a emergências. 

O Município, segundo levantamento da Defesa Civil, conta com 31 áreas classificadas como de risco. Em tais locais, os NUPDECs desempenharam função fundamental ao orientar a comunidade sobre medidas de segurança, treinamentos e parceria com agentes públicos para reduzir os impactos de desastres naturais ou causados pela ação do homem. 

Recentemente, a Secretaria de Assistência Social fez a captação das lideranças dos bairros com áreas de risco e promoveu, junto à Defesa Civil, duas reuniões para retomada da reciclagem dos NUPDECs existentes e criar novos núcleos.

Segundo a coordenadoria da Defesa Civil, os voluntários que integram os núcleos são treinados para auxiliar na prevenção e mitigação de riscos, participando de palestras, simulações e capacitações. Para participar, é necessário residir na comunidade atendida, ter compromisso com a segurança do bairro e disponibilidade para atividades de formação e mobilização.Na prática, são eventos realizados com líderes comunitários e também contam com a participação das secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade, Saúde, Segurança, Habitação e Cultura.

“Os NUPDECs são uma ferramenta essencial para fortalecer a cultura de prevenção e preparar a comunidade para agir em situações de risco. Com moradores treinados e capacitados, conseguimos reduzir danos e garantir respostas mais rápidas e eficazes em emergências”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori.

“Itaquá é uma cidade que pratica a coletividade. Além das secretarias estarem unidas, a participação da população é fundamental na gestão de riscos. Os NUPDECs possibilitam que os próprios moradores identifiquem sinais de perigo e adotem medidas preventivas”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.