Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

CONDEMAT+: Grupo de Fiscalização Integrada alinha ações contra ocupações irregulares 

Reunião definiu a intensificação das ações pela preservação ambiental de mananciais 

O Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI) decidiu na quinta-feira (27 de fevereiro) intensificar as ações de combate à ocupação irregular de áreas de preservação dos mananciais na região. A definição veio de uma reunião de representantes do Poder Público, órgãos ambientais e conselhos de classe na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+). 

A meta do GFI é impedir a ocupação irregular em áreas de proteção de mananciais, garantindo a segurança hídrica para mais de 3 milhões de habitantes do Alto Tietê e evitar o desequilíbrio ecológico em virtude da ocupação desordenada. 

O consórcio reforçou durante a reunião que vem trabalhando desde 2021 para a identificação de áreas prioritárias, fortalecimento de fiscalização com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, além dos municípios integrantes contarem com equipamentos como drones e computadores que ajudam na fiscalização de áreas de mananciais em Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. 

“A área de proteção dos mananciais tem como função principal a produção de água para abastecimento público. São áreas rurais em que há necessidade de se manter a vegetação, portanto há necessidade de licenciamento ambiental para o parcelamento e para as construções e as pessoas precisam saber e ter esse tipo de cuidado”, destacou Solange Wuo, representante do Condemat+ no GFI. . 

Para a representante o perfil dos infratores que se instalam em áreas de mananciais é, em sua maioria, de construções de segunda moradia – casas de veraneio – consideradas de alto padrão. 

O coordenador do GFI do Alto Tietê Cabeceiras e também coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da Semil, Kaio Armann, afirmou que serão intensificadas as ações este ano. Ele também adiantou que está sendo elaborado um plano para identificação de pontos estratégicos dessa região para colocação de placas e totens de identificação da área de proteção dos Mananciais.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *