Investimento de mais de R$3,3 milhões visa dar maior conforto aos usuários do Transporte Público


A Secretaria de Obras de Itaquaquecetuba confirmou nesta semana que as obras de revitalização e melhorias no Terminal Urbano do Manoel Feio já cumpriu quase a totalidade de seu cronograma e deverão ser entregues a partir de abril.
A obra, dentro das estratégias da Prefeitura de Itaquaquecetuba para a Mobilidade Urbana, teve início em dezembro de 2023 e possuem como meta facilitar a transferência de usuários do transporte público para a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Manoel Feio, da Linha 12-Safira, que também passou por reformas e foi entregue no primeiro semestre do ano passado.
Com um investimento de R$3,3 milhões com recursos próprios da Administração Municipal, o terminal passou pela demolição e troca de toda a estrutura local e a reconstrução dos telhados e pavimentação no entorno para comportar o trânsito de veículos no local. A obra também consistiu na reforma das plataformas e setores administrativos, instalação de novos banheiros, além de melhorias na iluminação e no monitoramento.
Além do terminal, o projeto também cobriu um projeto de paisagismo na praça Juscelino Kubitschek, localizada ao lado do terminal, que passará a contar com uma pista de caminhada, espaço para eventos, novos bancos, trabalho urbanístico e iluminação pública com lâmpadas de LED. O objetivo é tornar a região do terminal um espaço seguro, saudável e voltado para toda a comunidade, segundo a pasta de Obras.
“O investimento em um transporte público de qualidade, com respeito ao usuário e de ampla acessibilidade é um ponto fundamental para todas as prefeituras que querem estar sintonizadas com o século XXI. Por isso, o trabalho realizado nesta área nos últimos anos, incluindo a aquisição de novos ônibus, o Viaja Fácil e outros investimentos em mobilidade têm sido uma de nossas principais preocupações”, afirmou o secretário Marcello Barbosa (Governo e Obras).
“O itaquaquecetubense, por muitos anos, foi levado a acreditar que o transporte público era um sinônimo de mau atendimento, em um sistema que era contra ele na maior parte do tempo. Nós mostramos que o transporte público deve ser um aliado da população, e faremos nossa parte de proporcionar todas as condições para um transporte de massa cada vez mais eficiente”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.