Números da SSP-SP apontam nenhuma ocorrência de assassinato de mulheres na cidade em janeiro, enquanto que região teve aumento de 200%


Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado (8 de março), a Prefeitura de Itaquaquecetuba celebrou os últimos números do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que mostraram uma queda significativa dos casos de feminicídio na cidade, na comparação com o resto do Alto Tietê.
Enquanto que, em janeiro de 2025, nenhum caso de feminicídio foi registrado na cidade, o Alto Tietê teve um aumento de 200% no comparativo com o mesmo período no ano passado.
Segundo o Sinesp, o país registra cerca de mil assassinatos de mulheres por ano, com 1.128 ocorrências até outubro do ano passado. No Estado, foram 22 mortes por violência de gênero – nenhum deles na cidade.
A Secretaria de Segurança Urbana também ressaltou que os números estão apresentando melhorias – desde 2021 foram três casos de feminicídio em Itaquaquecetuba: um em 2021 e dois em 2024, segundo a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A vinda da DDM para o município, em março de 2021, foi um dos fatores a que foi creditada a melhoria dos números da violência contra a mulher, somada à Ronda de Proteção à Mulher da Polícia Municipal, o “Botão de Pânico” em aplicativo disponível para acionamento em tempo real, além da Casa da Mulher em junho de 2024, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado e administrada pela Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, com capacidade para 450 atendimentos por mês.