Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Prefeitura se pronuncia sobre suspeitas contra Concurso Público da Educação

Administração Municipal declarou que tem compromisso com transparência e pede explicações de instituto responsável pela prova

A Prefeitura de Itaquaquecetuba emitiu na tarde de quarta-feira (12 de março) uma posição oficial sobre o Concurso Público 01/2025, prestado no início deste ano, para o preenchimento de vagas na rede municipal de Ensino, após alegações de possível manipulação de resultado por parte de candidatos ao certame. 

Em nota, a Prefeitura informou que “diante de questionamentos por parte de alguns candidatos do Concurso Público 01/2025, que visa à admissão de professores do sistema público municipal de ensino, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, tão logo ciente do caso, solicitou em caráter emergencial esclarecimentos ao Instituto IGD-RH, responsável pela aplicação as provas e tabulação dos resultados”. 

A Administração Municipal reiterou também na nota que, “caso a instituição e a administração municipal identifiquem qualquer tipo de inconsistências, providências serão tomadas a fim de garantir a transparência e lisura do certame”.

As queixas da comunidade tomaram as publicações do prefeito Eduardo Boigues e da Prefeitura de Itaquaquecetuba, onde afirmaram que mais de 130 candidatos aprovados, cujos nomes estão na lista de habilitados do certame, já ocupam cargos comissionados na Prefeitura, e que tais aprovados teriam apresentado notas fora do padrão e incompatíveis para os resultados em provas para os cargos na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.  

Outra queixa apresentada foi a utilização, na avaliação escrita, de questões na prova que estavam erradas e que não condizem com a legislação vigente, ou com os documentos oficiais da Educação. Vários candidatos teriam apresentado recursos para contestar as inconsistências, mas foram indeferidos sem justificativa plausível. 

O concurso foi anunciado no dia 9 de janeiro pela Administração Municipal, com a oferta de 2016 vagas para profissionais da Educação – 155 na Educação Infantil, 350 vagas de Cadastro de Reserva para o Ensino Fundamental e 51 vagas para professor de Educação Especial. A prova foi realizada no dia 23 de fevereiro e as notas das provas objetivas dos candidatos habilitados foi divulgada na terça-feira (11 de março).

Em seu perfil nas redes sociais, após ser acionado por munícipes que participaram do concurso público da Educação, o prefeito Eduardo Boigues reforçou a posição da Prefeitura em cobrar do instituto responsável pela aplicação da prova. “Já acionamos o Instituto para esclarecer dúvidas sobre o concurso para professores. Se forem encontradas irregularidades, medidas serão tomadas para garantir transparência e justiça no processo”, informou.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.