Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Secretário de Estado conversa com empresários e reforça vocação de Itaquá para empregos

Jorge Lima visitou a cidade e frisou a necessidade de investir na qualificação para atender demandas 

O auditório da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) recebeu na manhã desta quinta-feira (13 de março) o secretário de Estado Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), que promoveu uma palestra a gestores públicos e empresários locais sobre os desafios para o crescimento econômico do município e da região para o curto, médio e longo prazo. 

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Rogério Tarento, de membros do secretariado municipal como Marcello Barbosa (Governo e Obras), Luciano Dávila (Desenvolvimento Econômico) e Rolgaciano Fernandes (Abastecimento e Agricultura), além da presidente da Associação Comercial, Valéria Guimarães dos Passos Marchione, além de representantes da Câmara de Vereadores e secretários de outros municípios, bem como empresários e representantes de entidades sindicais de Itaquaquecetuba. 

O encontro teve como principal meta conhecer de perto as demandas e tratar de soluções para os principais ‘gargalos’ do desenvolvimento entre os municípios. Segundo o secretário, os encontros estão sendo feitos cidade-a-cidade, e Itaquaquecetuba é a 350ª localidade em sua turnê. 

Em sua fala, que teve duração de aproximadamente 1h30, Jorge Lima falou dos principais pontos positivos e dos principais desafios da economia brasileira, do Estado de São Paulo e da cidade de Itaquaquecetuba, onde ressaltou a importância dos setores de Prestação de Serviços e de Indústria na composição do Produto Interno Bruto (PIB) local. 

Jorge também destacou a importância do planejamento não apenas dentro do período de uma gestão municipal, mas também para médio e longo prazo para a consolidação do crescimento econômico de uma cidade, e falou dos pontos positivos e negativos da economia paulista, como a ampla rede logística e parque industrial, mas concentrado em poucos centros industriais, como a Grande São Paulo e as regiões do Vale do Paraíba, Campinas e Sorocaba. 

Em entrevista ao Diário Itaquá, o secretário de Estado falou sobre os desafios de Itaquaquecetuba e do Brasil dentro das conjunturas nacional e internacional com otimismo. “No cenário mundial, o Brasil é a bola da vez para investimento, e enfrentamos desde a pandemia uma reorganização do cenário mundial. No contexto nacional, ainda temos uma taxa de juros alta, mas temos que buscar a vocação de cada cidade e de cada região e trabalhar nela”, afirmou. 

O secretário Marcello Barbosa (Governo e Obras) reforçou o trabalho da Prefeitura de Itaquaquecetuba pelo crescimento ordenado, principalmente na aprovação do novo Plano Diretor e a instituição do Via Rápida para a desburocratização da instalação de novas empresas, além do trabalho pela qualificação profissional mediante as necessidades do mercado – um ponto também explorado pelo secretário estadual. “Temos vários programas em parceria com o Desenvolvimento Econômico, com o Fundo Social e com a pasta da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania para a qualificação profissional, além de parcerias com a Etec. Itaquá está num posicionamento geográfico privilegiado, e obras como a duplicação da estrada Santa Isabel, que depende do estado, pode facilitar a vinda de novas empresas para o município”, destacou. 

O vice-prefeito Rogério Tarento, representando o prefeito Eduardo Boigues, reforçou a importância da vinda de Jorge Lima à cidade, e reforçou o interesse de empresários em se instalar na cidade .”A vinda de Jorge vai nos dar acolhimento ao empresário que vem para Itaquá para investir e gerar receita, e a Prefeitura vem tratando desde a primeira gestão, abrindo portas e buscando reduzir a burocracia”, concluiu.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *