Moradores da Vila Sônia e Maria Augusta participarão de apresentação após mapeamento local


Os moradores de dois bairros de Itaquaquecetuba participarão no próximo sábado (29 de março) do encontro de diagnóstico do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da cidade. A reunião será na igreja São João Batista (estrada Valter da Silva Costa, 1228 – Vila Sônia) com a participação de técnicos da Unicamp e representantes da prefeitura.
Na ocasião, será apresentado o resultado do mapeamento de risco hidrológico feito nos últimos meses.O levantamento técnico inclui dados obtidos por meio de visitas de campo e sobrevoos com drones, o que possibilitou uma visão abrangente da área e a identificação de pontos críticos. A reunião é aberta ao público e reforça a importância da participação coletiva na construção de soluções para o enfrentamento de desastres naturais.
Além da Vila Sônia e Maria Augusta, cinco bairros estão sendo contemplados com atividades de mapeamento de risco hidrológico e levantamento técnico, segundo a Administração Municipal. As equipes, compostas por geólogos, sociólogos e engenheiros da Unicamp, também visitaram o Jardim Joandra, Vila Japão, Jardim Tropical, Parque Viviane e Chácara Dona Escolástica.
“O objetivo é que os moradores conheçam a situação do bairro e possam opinar sobre os desafios e propostas de mitigação de riscos. As contribuições serão consideradas na formulação de planos futuros da administração pública”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
“Nosso objetivo é aproximar a gestão da população para que eles entendam melhor a realidade dos bairros e contribuam para a resolução dos desafios. Nossa administração é presente e estamos reforçando isso com esse encontro, para que todos sejam ouvidos”, disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“A parceria entre a prefeitura e a Unicamp está consolidada e a população reconhece o trabalho desenvolvido. São bairros historicamente prejudicados por ocupações irregulares e estamos trabalhando para corrigir de forma responsável e humanizada”, completou o prefeito Eduardo Boigues.