Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

MÊS DA MULHER: Itaquaquecetuba celebra março com ações de empoderamento e conscientização 

Campanha contra assédio, eventos beneficentes e descentralização de ações marcaram o mês

por Larissa Dias

A cidade de Itaquaquecetuba realizou durante o mês de março uma série de ações voltadas à valorização e empoderamento das mulheres, com iniciativas voltadas para a capacitação, conscientização e apoio, com o objetivo de garantir o acesso das mulheres à informação, à saúde e ao bem-estar por meio de mutirões e palestras. 

A programação teve início no dia 1º de março, sábado de carnaval, com a campanha “Não É Não”, realizada na praça Padre João Álvares, no centro da cidade, durante o desfile de blocos carnavalescos da Secretaria de Cultura. Durante o evento, foram distribuídos adesivos contra o assédio e a importunação sexual – um passo considerado decisivo para conscientizar a população sobre o respeito e segurança das mulheres. 

Do dia 10 a 20 de março, a Casa da Mulher, localizada na Vila São Carlos, ofereceu uma série de oficinas de qualificação sobre temas diversos, como economia criativa voltada para mulheres empreendedoras, produção de doces artesanais e outras atividades. Os workshops procuraram o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.  

No dia 14 de março, o evento beneficente “Elas Por Elas”, promovido nas dependências do Cinépolis do Itaquá Park Shopping pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, contou com a participação e palestra da atriz, modelo e ativista dos direitos da mulher Luiza Brunet. No mesmo dia, a Casa da Mulher sediou uma roda de conversa sobre a garantia de direitos e ofereceu uma oficina de capacitação em técnicas de automaquiagem, para promover o empoderamento e autoestima das mulheres – a programação incluiu ações em equipamentos municipais como os Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Caiuby, Quinta da Boa Vista e Paineira, entre outros 

O encontro “Elas Por Elas” reuniu mais de 300 mulheres de Itaquaquecetuba e região, e teve sua arrecadação voltada para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes que ocorreram no início de fevereiro deste ano na Vila Japão e outros bairros da cidade. Na semana seguinte, 27 famílias desabrigadas que foram referenciadas pelo Município receberam a doação de móveis e eletrodomésticos para recomeçar a vida.  

Em parceria com o Sebrae, a Casa da Mulher ofereceu capacitações sobre storytelling e técnicas de marketing. No dia 19, foi realizada uma capacitação sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, com o objetivo de fortalecer a confiança das participantes. Além disso, o ProJovem realizou encontros com estudantes, promovendo alinhamento de expectativas e proporcionando um dia de beleza para reforçar a autoestima das participantes. No dia 24, a Casa da Mulher recebeu uma capacitação sobre inovação e criatividade para negócios, com a colaboração do Sebrae.

ENCERRAMENTO NO CEMI 

O mês de celebrações às mulheres foi encerrado na quinta-feira (27 de março) com um evento especial no CEMI, que contou com uma programação repleta de homenagens e apresentações de dança. As mulheres foram presenteadas com flores de seus companheiros.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *