Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Boigues apresenta “Pacote de Obras” com pavimentação, regularização fundiária e inaugurações 

Prefeito apresenta 112 ruas sob asfaltamento em 2025 e promete inclusão de mais 12 bairros até o fim do ano 

Foram 112 ruas em 22 bairros diferentes, além da promessa de mais 11 comunidades a serem beneficiadas com pavimentação; 22 obras no Centro e nos bairros, além de mais de quatro mil matrículas de regularização fundiária – este foi o saldo final da apresentação do primeiro “Pacote de Obras” para 2025 pelo prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, que ocorreu na noite de segunda-feira (31 de março). 

A apresentação do balanço das ações em curso e dos planos da Administração Municipal aconteceu nos perfis do prefeito na rede social Instagram e em sua página do Facebook. Dividida em duas partes, as ‘lives’ tiveram uma audiência somada de mais de 58 mil visualizações e com picos de mais de 700 pessoas acompanhando ao vivo. 

O chefe do Executivo abriu a live reforçando a intenção do Poder Público em manter ao mesmo tempo o ritmo de entrega de obras para a população, ao mesmo tempo em que deseja manter a integridade das contas públicas, e que o início do ano foi focado na viabilização de recursos para diversas obras em execução na cidade. 

“Esta live não é uma promessa, é a apresentação de resultados reais e de ações que estão sendo trazidas para a realidade. Foi o resultado de uma parceria com os governos federal e estadual, com deputados federais e estaduais, e vamos falar de obras para 2025”, destacou Boigues. 

A primeira parte da live foi dedicada para falar sobre o programa de asfaltamento e infraestrutura viária, onde detalhou as 112 ruas de mais de duas dezenas de comunidades e regiões que já passam por intervenções e que passarão em breve novas intervenções para troca do asfalto, com a instalação de novas estruturas. Alguns dos bairros são: Jardim Monte Belo, Jardim Canaã (e a inclusão da segunda fase a partir do fim do mês), Estrada do Corredor, Vila Japão, Nova Itaquá, Lucinda I (que terá duas fases), dentre outras. 

O prefeito também falou das obras em preparação para o que chamou de “Segundo Pacote de Obras”, que contará com verbas estaduais e federais e que estão em vias de viabilização, com confirmação a partir do segundo semestre deste ano. A nova série de intervenções incluiria 11 bairros da cidade como Vila Sônia, Maria Augusta, Vila Ferreira e Veraneio Maracanã, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Nápoli, a construção de 940 apartamentos na Estrada do Pinheirinho e a instalação do novo sistema de monitoramento por câmeras integrado à Guarda Civil Municipal. 

“Nós somos um time que trabalha por Itaquaquecetuba, e isso me dá tranquilidade para trabalhar. Tenho um bom vice-prefeito e um bom secretário de governo, o que me permite realizar mais agendas em busca de investimentos e parcerias. Estas coisas podem demorar, mas vão sair do papel, como o nosso segundo pacote de obras”, afirmou Boigues. 

Na parte final da transmissão, o prefeito reforçou o andamento de novos investimentos  e adiantou algumas das entregas para o mês de abril e início de maio, como o Terminal Urbano do Manoel Feio, confirmado para o dia 1º de maio. 

“Eu sei que as pessoas ficam ansiosas para receber melhorias em seus bairros, mas não podemos fazer sem ter os recursos para concluir, e para fazer do jeito certo. Queremos ajudar todos os bairros de Itaquá, e avançamos muito nos últimos quatro anos. Por isso, nesta semana eu estou indo para Brasília para obter mais recursos para nossa cidade continuar avançando”, concluiu o prefeito Eduardo Boigues.

Programa de Pavimentação é apresentado a 22 bairros de Itaquá 

A primeira parte da live de apresentação do Pacote de Obras 2025 do prefeito Eduardo Boigues foi concentrada no programa de pavimentação e recuperação asfáltica na cidade, que reuniu 22 núcleos distintos com 112 ruas que passam por obras de instalação de infraestrutura viária. 

Na transmissão, o prefeito de Itaquá reforçou que a pavimentação de ruas era uma demanda aguardada por décadas por muitas famílias da cidade, e que a ação de gestões anteriores com um trabalho abaixo da qualidade fez com que muitos bairros que hoje contam com asfalto tivessem problemas com buracos, uma vez que as camadas inferiores não foram realizadas de acordo.

“Não se trata de colocar asfalto onde não tem, mas o asfalto onde já tem, mas para organizar para que não se abram crateras com a primeira chuva, devido ao serviço ruim feito no passado, com o uso de uma camada fina. Antes, faziam de qualquer jeito para refazer o mesmo trabalho várias vezes, e queremos fazer uma vez para durar”, explicou. 

Para a região do KM 40, foram citadas as obras na estrada do Perobal e da Promissão, com guias, sarjetas, sinalização e bocas-de-lobo. Para o Louzada, foi a rua Adamantina, com obras de pavimentação e de captação de águas de chuva, além de cinco ruas no Jardim São Manoel, com guias e sarjetas.

O prefeito também falou das duas fases da pavimentação no Jardim Canaã, que começou na semana passada com a ordem de serviço para nove ruas, e que as demais serão incluídas na segunda fase, a ser iniciada com a assinatura ainda no primeiro semestre deste ano, o que permitirá um acesso direto à estrada do Corredor. 

Boigues falou sobre a atenção que dará às ruas no Jardim Monte Belo em duas etapas, incluindo a rua Vitória e a Viela da Paz, além dos bairros Vila Londrina, Viviane II, Chácara Dona Escolástica, Vila Miranda e Nossa Senhora das Graças, onde a rua Dumond terá uma ligação com a estrada São Bento. 

Os demais bairros citados são: Nossa Senhora das Graças, Piratininga, estrada do Corredor, Jardim Tropical, Pinheirinho II, Jardim Lucinda (em duas etapas), Vila Japão na ligação da rua São Roque, Quinta da Boa Vista e Nova Itaquá. 

O prefeito deu ênfase também para as obras de recapeamento na estrada do Corredor, a partir do largo da Vila São Carlos até a região central da cidade, como parte de uma parceria com o governo do Estado para as obras do corredor viário do BRT. Outra obra, dessa vez na região central, é a intervenção para drenagem e recapeamento na avenida Ítalo Adami, em uma área que costuma ser palco de alagamentos nos dias de chuva, com o recorte de mais de 500 metros de asfalto para melhorias e instalação de nova rede de captação para águas pluviais.

Saiba mais sobre o Pacote de Obras 2025 na Edição 90 do Diário Itaquá.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *