Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

“Agiliza SUS Itaquá” retoma mutirões com pacientes para exames e cirurgias

Ação da Prefeitura visa reduzir pelo menos 80% da fila de espera para pacientes de catarata

– ANDRÉ DINIZ 

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba retomou nesta semana os mutirões de consultas e exames do programa “Agiliza SUS Itaquá” na rede pública de saúde, com a realização de uma série de ações como procedimentos cirúrgicos de catarata previstos para mais de 600 pacientes, além de procedimentos vasculares. 

O prefeito Eduardo Boigues utilizou seu perfil nas redes sociais no início da semana para mostrar um dos mutirões de cirurgias de catarata, voltado para pacientes que aguardavam na fila com diagnóstico da doença ocular. “Já estamos fazendo nosso mutirão, pela nossa Secretaria de Saúde, tudo em menos de um mês entre a primeira consulta de preparação até o procedimento”, destacou o prefeito.

Segundo a Secretaria de Saúde, o programa tem previsto mais de 2 mil atendimentos entre triagens, avaliações oftalmológicas e exames, com 630 procedimentos cirúrgicos programados para os próximos dois meses. O mutirão deverá cobrir cerca de 80% da fila de espera por exames. 

“Embora a Secretaria de Saúde esteja reduzindo significativamente a fila, vale destacar que ela não pode ser completamente zerada, pois há novos casos sendo avaliados diariamente. A proposta é manter o fluxo de atendimento contínuo para que novos diagnósticos sejam encaminhados rapidamente”, informou a pasta, procurada pelo Diário Itaquá. 

A pasta de Saúde confirmou que a fase 1 do Agiliza SUS está prevista para terminar no final do semestre, e que em julho começará a segunda etapa, com ações estratégicas voltadas à ampliação do acesso e agilidade nos atendimentos especializados.  

MUTIRÃO VASCULAR 
Nesta semana, a Prefeitura começou o mutirão vascular no Centro de Especialidades do município, com consultas de avaliação médica inicial para 60 pacientes que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Conforme avaliação clínica, os pacientes foram encaminhados para exames complementares, de acordo com cada necessidade, e os procedimentos cirúrgicos serão agendados posteriormente. Todos os atendimentos foram pelo “Agiliza SUS”.

“Os pacientes precisam de um atendimento ágil e qualificado. O Agiliza SUS tem dado resultado e estamos alcançando cada vez mais pacientes”, destacou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.

“As pessoas que aguardam por consultas e exames especializados já estão sendo atendidas com mais agilidade e eficiência. Vamos trabalhar para zerar essa fila de espera”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.