Etapa local da Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador foi aberto ao público
– DA REDAÇÃO


A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba divulgou nesta semana o balanço da etapa municipal da V Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, promovida na cidade com a participação do público, trabalhadores de diversos setores, representantes sindicais e gestores, entre outros.
A conferência contou com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Como Direito Humano”, e buscou levantar propostas e diretrizes que serão levadas às etapas estadual e nacional, com o intuito de construir políticas públicas para a garantia dos direitos e a saúde da população trabalhadora.
A etapa municipal da conferência, segundo a Prefeitura, foi organizada em três eixos – Política Nacional de Saúde (avaliação da atual conjuntura e estratégias para fortalecimento), Novas Relações de Trabalho e Saúde (impactos da precarização, informalidade e novas tecnologias no bem-estar) e Participação Popular e Controle Social na Saúde (fortalecimento dos conselhos de Saúde e fiscalização das políticas públicas). Os participantes trataram de questões como condições de trabalho, prevenção de doenças e acidentes laborais, acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.
Representarão Itaquaquecetuba na próxima fase como delegados representantes dos usuários: Valdemira Farias Paiva e Tadeu Amaral (titulares), Marilene Pereira Gonçalves e Aparecido Ribeiro de Almeida (suplentes). Como delegados representantes dos trabalhadores: Sandra Cristina Rafael Aguiar e Kátia dos Santos (suplentes) e Andrea dos Santos (titular), e como delegados representantes dos gestores: Adriana Cordeiro e Alessandra Elisabeth Amancio Bonfim (suplentes) e Dayan Martins (titular).
“A conferência é um espaço fundamental de escuta, construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas voltadas a proteção e promoção à saúde de quem move a nossa cidade”, disse o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.
“Esse é um passo fundamental na construção das conferências estaduais e nacional, garantindo que tudo o que foi discutido em âmbito municipal seja ouvido e analisado. A presença de todos foi de extrema importância para garantirmos um ambiente de trabalho mais seguro e democrático para todos”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.