Reivindicações por reajuste salarial e benefícios estarão na pauta de reunião na próxima terça-feira
– POR ANDRÉ DINIZ


O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, confirmou para a próxima terça-feira (15 de abril) uma reunião com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba (Sinseri) para tratar das demandas dos profissionais ligados à rede municipal de ensino. A pauta deverá tratar das demandas por reajuste salarial e benefícios à categoria.
A demanda por reajustes salariais entre parte de professores e assistentes teve um aumento nas últimas semanas, culminando em uma manifestação ocorrida durante a sessão da Câmara de Vereadores na terça-feira (8 de abril). A manifestação, ocorrida nas galerias da Casa de Leis, teria ocorrido com o apoio do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), segundo fontes apuradas pelo Diário Itaquá.
O caso e o pedido dos profissionais municipais da Educação foi tratado na quarta-feira (9 de abril) pelo prefeito de Itaquaquecetuba durante a entrevista coletiva dos cem dias da segunda gestão municipal. Na ocasião, o prefeito reforçou que a Apeoesp é uma entidade representativa dos professores do Estado, mas que a questão seria tratada com o Sinseri por questões burocráticas e de jurisdição.
“Vamos tratar com a diretoria do Sinseri para tratar do reajuste salarial e do vale-alimentação, para que todos recebam de forma igualitária. Vamos tratar com o sindicato oficial dos servidores públicos, que contam com a chancela e a legitimidade para representar os funcionários municipais – não posso receber a Apeoesp para tratar desse assunto por questões de legitimidade”, apontou o prefeito.
Boigues também reforçou que o piso salarial dos professores municipais de Itaquaquecetuba está acima do piso nacional, e que o Município está estudando o impacto financeiro dos reajustes para todas as carreiras do funcionalismo público, incluindo os professores, e a padronização de benefícios.
Em seu perfil nas redes sociais, a secretária municipal Maria Cristina Perpetuo (Educação) mostrou na quinta-feira (10 de abril) imagens de uma reunião entre representantes da Prefeitura e membros da Câmara de Vereadores. No vídeo, o prefeito reforçou que pretende tratar com o Sinceri todos os pontos dos servidores municipais, incluindo o reajuste salarial.