Números incluem atendimento a vítimas de alagamentos em fevereiro e somam apoios e voluntários
– DA REDAÇÃO


****
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba divulgou na terça-feira (15 de abril) o balanço da Operação Verão, plano emergencial de atendimento a ocorrências causadas por desastres naturais, que teve início em dezembro do ano passado. Segundo a Administração Municipal, foram registrados 350 atendimentos relacionados a interdições, cortes e supressões de árvores, ameaças de deslizamento de terra, demolições, e desinterdições, entre outros procedimentos.
A ação contou com o apoio de outras secretarias municipais relacionadas no trabalho coletivo – entre elas estão as pastas de Desenvolvimento Social, Habitação, Serviços Urbanos, Saúde, Mobilidade Urbana, Cultura, Educação, Turismo, bem como o setor jurídico da Prefeitura. A equipe teve como meta acompanhar e atuar em situações de risco para a comunidade, para garantir atendimento ágil e eficiente.
O relatório também incluiu os esforços realizados pelo Município durante as chuvas do início de fevereiro, que afetaram diretamente mais de 2,5 mil famílias na cidade e que deixaram pelo menos 95 desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, foi realizado um reforço das ações para minimizar os impactos de alagamentos e deslizamentos de terra, em especial nos bairros Vila Maria Augusta e Vila Japão, com a ajuda de voluntários e abrigos temporários, bem como a atualização do Plano de Contingência sendo um dos fatores na aplicação de medidas de prevenção e resposta rápida na cidade.
Na reta final da Operação Verão, os trabalhos de limpeza e desassoreamento de cursos d’água foram intensificados e chegaram nos córregos Açafrão, Tipóia, Goió, Bela Vista, Jaguari, Caputera, entre outros. A remoção de resíduos e materiais inservíveis das margens e leitos dos cursos d’água ajudou a melhorar a fluidez da água.
“Tão importante quanto trabalhar ajudando a população de forma técnica é contar com o apoio integral das secretarias, voluntários e da população. A Operação Verão de 2025 foi diferente, reforçando a conscientização e a importância do trabalho coletivo”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
“A cada ano, vamos nos desenvolvendo e aprendendo com as situações. A população entendeu o recado e sabe que a administração está junto para enfrentar as adversidades. Por isso a operação deste ano foi um sucesso”, completou o prefeito Eduardo Boigues.