Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Guarda Ambiental de Itaquá participa de qualificação para manejo de animais silvestres 

Agentes da GCM participaram de aulas teóricas e tiveram contato com serpentes vivas 

– DA REDAÇÃO

****

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e do comando da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgou nesta semana o balanço da qualificação realizada junto a agentes da Guarda Ambiental para operações de resgate e transporte de répteis e animais silvestres. 

O treinamento teórico e prático, segundo as autoridades, buscou desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre a importância da preservação ambiental. A formação aconteceu no Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (Cmaei), e foi ministrada por uma médica veterinária, que mostrou como identificar animais silvestres, práticas responsáveis e técnicas de manejo que garantem o cuidado necessário a répteis peçonhentos, minimizando o risco de lesões aos animais e aos profissionais envolvidos no atendimento. 

Na prática, os agentes tiveram contato com serpentes, essenciais na cadeia alimentar e na manutenção do equilíbrio ambiental. Entretanto, sua interação com ambientes urbanos e humanos pode gerar desafios, tornando indispensável a aplicação de boas práticas de manejo e o treinamento adequado durante o resgate, segundo a Prefeitura. .

“O manejo ético assegura o retorno ao habitat natural, preservando espécies e contribuindo para a conservação da biodiversidade. O uso de ferramentas apropriadas e o conhecimento específico sobre cada espécie são vitais para lidar com essas situações de maneira eficiente”, ressaltou a secretária Yasmim Zampieri (Meio Ambiente), que participou da atividade.

Para o prefeito Eduardo Boigues, com a capacitação dos agentes é possível criar um ambiente mais seguro e harmônico para o bem-estar dos animais e a proteção dos ecossistemas, ao mesmo tempo em que a sociedade é sensibilizada para a importância da conservação da fauna silvestre.

“A capacitação é uma peça-chave nesse processo. Por meio de treinamentos técnicos, esses profissionais adquirem habilidades fundamentais para atuar em operações. A formação contínua também promove mais segurança no trabalho, reduzindo riscos e fortalecendo uma abordagem consciente e responsável”, finalizou Boigues.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.